Topo

Conheça a decoração da residência anos 20 da família Ford, em Detroit

O escritório de Edsel Ford é um dos ambientes da antiga residência da família Ford que pode ser visitado - Eduardo Vessoni/ UOL
O escritório de Edsel Ford é um dos ambientes da antiga residência da família Ford que pode ser visitado Imagem: Eduardo Vessoni/ UOL

Eduardo Vessoni

Do UOL, em Detroit, Estados Unidos*

30/04/2013 07h00

Dizem que esta é a casa dos sonhos. E basta bater à porta da residência imponente de pedras com fachada tomada por videiras para o visitante se dar conta de que o título não é exagerado.

Localizada em um discreto bairro residencial de Detroit, no nordeste dos Estados Unidos, esta construção de 1926 possui imensas janelas que garantem vistas privilegiadas do lago St. Claire. As telhas inglesas adiantam o clima europeu que se encontra em seu interior e as portas arqueadas e o teto baixo reforçam a ideia de aconchego defendida por seus antigos moradores.
 
 
A partir do Natal de 1929, a Edsel & Eleanor Ford House serviu como residência de Edsel Ford, sua esposa Eleanor Clay e seus quatro filhos (Henry II, Benson, Josephine e William), além de 35 funcionários aproximadamente. Edsel é o único filho de Henry Ford, empresário responsável pela criação da produção de carros em série.
 
Embora o uso de câmeras fotográficas seja expressamente proibido na casa, o UOL Casa e Decoração obteve uma autorização exclusiva para realizar fotos no interior da construção.
 
Desenhada por Albert Kahn, o arquiteto alemão com quem Edsel Ford viajou à Inglaterra na época para buscar inspirações para o projeto, a casa possui 60 aposentos. É dessa viagem além-mar que vem o estilo elisabetano encontrado na maioria dos ambientes da construção.
  • Eduardo Vessoni/ UOL

    Na biblioteca da Edsel & Eleanor Ford House, o vaso da Dinastia Ming transformado em abajur

 
Embora tenha sido erguida apenas como “uma residência e não um palácio”, segundo o desejo dos próprios Ford, a construção abriga cinco edifícios: casa principal, casa das máquinas, a casa de recreação, a casa dos jardineiros e um complexo com três residências onde fica também a garagem.
 
Declarado de interesse histórico pelo estado do Michigan, o local está aberto à visita pública desde 1978 e funciona como um museu onde é possível conhecer seu interior tal como foi deixado após a morte de Eleanor, em 1976. 
 
A primeira sala é conhecida como Gallery, uma área de 136 m² em estilo baronial com teto em gesso esculpido e uma lareira gótica do século 16 trazida de Worcestershire, na Inglaterra. Foi naquele imenso salão utilizado exclusivamente para festas que Frank Sinatra realizou, em 1946, um show especial para o aniversário de Willam Clay Ford, o filho mais novo do casal.
 
Ao lado encontra-se a Formal Room, uma sala onde os Ford recebiam os visitantes. Em estilo francês do século 18, o cômodo guarda obras de arte como a cópia de um quadro assinado pelo impressionista Renoir e dois trabalhos do francês Paul Cézanne (a família Ford era conhecida também pelo seu gosto refinado pelas artes e pelo design de interiores). 
 
A Biblioteca era um dos ambientes preferidos da família, onde se localiza até hoje a imponente lareira elisabetana esculpida em pedra de Caen. Entre aquelas paredes revestidas de carvalho do século 17, as estantes com os 1300 livros, o vaso da Dinastia Ming transformado em luminária, os quadros do século 14 esculpidos em marfim e uma tigela islâmica que ainda decora a sala.
 
Inspiração na arquitetura europeia
 
Com a rotina inspirada em hábitos ingleses e com a governança encabeçada por uma senhora francesa, a Edsel & Eleanor Ford House até parece uma extensão de uma antiga residência erguida em algum condado do interior da Europa. Aliás, quando Edsel Ford saiu de viagem com o arquiteto Kahn, seu pedido foi que o novo empreendimento em Detroit fosse inspirado na atmosfera interiorana de Cotswold, região montanhosa do sudoeste da Inglaterra conhecida por suas aldeias antigas com pedras, jardins e castelos medievais.
 
Obediente, Kahn não poderia ter feito cópia mais fiel.
 
De volta às terras frias e distantes do Michigan, Ford e Kahn trouxeram inspirações para outros ambientes emblemáticos da casa como a Morning Room, onde a luz entrava suave pela manhã e à noite funcionava como uma espécie de sala de café para mulheres; e o Dinning Room, revestido com madeira de pinho trazida da inglesa Upminster e iluminação feita apenas com velas.
 
Eleanor acreditava que a luz natural era mais adequada para o ambiente das refeições. Curiosamente, Thomas Edison, cientista estadunidense responsável pela criação da lâmpada elétrica, era amigo pessoal da família e sempre esteve em eventos sociais e profissionais com Henry Ford.
 
Embora as artes trazidas de outros continentes prevalecessem em toda a casa, a decoração surpreende em outros ambientes como a Modern Room (Sala moderna), cujo título dispensa explicações aprofundadas. 
 
Ainda assim vale parar alguns longos minutos diante do ambiente criado pelo designer industrial Walter Dorwin Teague que, em plenos anos 20, levava para dentro daquela casa de alma elisabetana materiais como couro, carpete aveludado em tons avermelhados, almofadas com desenhos abstratos e sancas douradas que escondiam luzes indiretas.
 
O ambiente se inspirava também no design de carros como o sofá de couro instalado estrategicamente diante de uma mesa de centro com um rádio embutido. É ali que se encontra também uma obra de Diego Rivera, artista mexicano amigo da família Ford.
 
Teague também foi responsável pelos quartos dos filhos de Edsel Ford com madeiras suavemente coloridas, tecidos texturizados, abajures de cobre e um moderno banheiro em preto e branco que até parece ter sido inspirado em algum hotel boutique que só surgiria apenas décadas mais tarde (uma raridade em uma época em que a luz elétrica, água encanada e casas com banheiros interiores ainda eram novidades em boa parte do mundo).
 
Outras surpresas da casa são a cozinha em estilo industrial com revestimento dos móveis em prata alemã e freezer elétrico embutido em uma das paredes, e a suíte do casal com um closet com quatorze armários decorados com flores pintadas à mão. 
 
Serviço - Edsel & Eleanor Ford House
1100, Lake Shore Road - Grosse Pointe Shores (Michigan)
www.fordhouse.org
Mais informações sobre Detroit: www.visitdetroit.com
 
* O jornalista viajou a Detroit a convite da Ford Brasil e da American Airlines