Topo

Saiba como escolher a lavadora de roupas ideal para sua casa

Antes de comprar a máquina de lavar roupas, analise bem as dimensões e funcionalidades de cada modelo - Getty Images
Antes de comprar a máquina de lavar roupas, analise bem as dimensões e funcionalidades de cada modelo Imagem: Getty Images

Juliana Nakamura

Do UOL, em São Paulo

07/05/2013 07h04

Item indispensável, a lavadora de roupas está entre os eletrodomésticos mais queridinhos em casa. Nos últimos anos, o mercado vem inovando com modelos mais compactos, design moderno, motores mais silenciosos e novas opções de cores para quem quer fugir do tradicional branco. Diante da variedade de produtos, veja como optar pela lavadora mais adequada às suas necessidades.

Entre as novidades, há modelos dotados de sistemas de reutilização de água e sensores que detectam a quantidade necessária para cada lavagem. Os produtos mais “sustentáveis”, que consomem menos água e energia, chamam a atenção do consumidor. 
 
 
"Para se ter uma ideia, as lavadoras de roupas desenvolvidas atualmente consomem apenas 40% da quantidade de água utilizada por modelos fabricados há oito anos", compara a gerente da Engenharia de Serviços da Whirpool Latin America (detentora das marcas Brastemp e Consul), Renata Leão.
 
Muita roupa para lavar? 
 
Por ser um bem durável, projetado para funcionar por até dez anos, a lavadora de roupas tem um custo por vezes elevado. O preço e a infinidade de opções e recursos agregados podem tornar complicado o momento de optar pelo melhor modelo.
 
Por isso, na hora de escolher a lavadora ideal, Leão sugere que o consumidor considere a quantidade e o tipo de roupa para lavar, a frequência de uso e as funcionalidades que podem ajudá-lo a realizar esta tarefa. Por exemplo, se a intenção é lavar edredons, é necessário pensar em modelos com capacidade a partir de 12 quilos.
 
"As dimensões do produto devem ser analisadas", recomenda a gerente de produto da Electrolux, Joana Dias que lembra que o objetivo não deve ser apenas checar se a máquina cabe na lavanderia, mas avaliar também se o item está em harmonia com o ambiente.
 
  • Getty Images

    Para não causar danos ao motor, respeite a quantidade de roupas recomendada pelo fabricante

Entenda que as lavadoras podem ser “top load”, aquelas com tampa/abertura superior e que lavam por agitação ou as “front load”, com abertura frontal, que lavam por tombamento. Para o gerente corporativo do Grupo Resolve Franchising, detentor da marca Doutor Eletro, Roberto Lemos, as de tampa frontal agridem menos as roupas.
 
De forma geral, segundo Lemos, os modelos por agitação têm a desvantagem de serem mais suscetíveis a quebras por causa do atrito com as roupas e da centrifugação desbalanceada.
 
Lavadora + secadora
 
Os equipamentos dois em um, que unem as funções lavar e secar em um mesmo produto, são indicados para espaços menores, que não comportam os dois eletrodomésticos. "A eficiência desses produtos não é a mesma que a das máquinas que realizam as funções separadamente", diz a gerente de produtos da Mabe (marcas GE, Continental e Dako), Priscila Pinha. 
 
Lemos aconselha também, sempre que possível, a compra de lavadora e secadora independentes. "Os modelos dois em um costumam ter mais componentes eletrônicos e que ainda estão sendo aperfeiçoados”, opina.
 
Cuidados na hora da instalação
 
Tão importante quanto escolher a lavadora adequada é garantir que a instalação esteja de acordo com o recomendado pelo fabricante. Veja as dicas: 
 
- Coloque a máquina em local protegido de raios solares e da chuva e distante de fontes de calor ou chamas, como churrasqueiras e aquecedores centrais.
 
- A superfície onde o item será posicionado deve ser plana e nivelada. Se necessário, regule os quatro pés do produto para que fiquem apoiados no chão.
 
- Use uma torneira exclusiva para o eletrodoméstico.
 
- Para um melhor escoamento da água, o cano para colocação da mangueira de drenagem deve ter no mínimo cinco centímetros de diâmetro.
 
- O plugue padrão das lavadoras é bipolar, por isso é necessário utilizar uma tomada bipolar exclusiva para ligar o produto.
 
Consultoria: Renata Leão - gerente da Engenharia de Serviços da Whirpool Latin America (detentora das marcas Brastemp e Consul) 
 
Cuidados com a manutenção
 
A limpeza da parte interna da lavadora deve ser feita pelo menos a cada dois meses, mas esse período pode variar de acordo com a frequência de uso do consumidor. Para facilitar na tarefa, alguns modelos já possuem um dispositivo que alerta o consumidor quando a higienização deve ser realizada.
 
Para limpar o lado interno na máquina, a recomendação é colocar ½ litro de alvejante (água sanitária) diretamente no cesto e deixar a lavadora realizar o programa completo de lavagem na carga pesada e no nível mais alto de água.
 
Por sua vez, para a limpeza externa, use uma esponja macia ou pano umedecido em água e sabão neutro, em seguida remova todo o sabão e seque com um pano seco e limpo. "Jamais devem ser usados produtos tóxicos ou substâncias abrasivas. As mesmas orientações valem para lavadoras em inox, que embora resistentes, podem sofrer corrosão quando atingidos por produtos de limpeza que contenham cloro", alerta Leão.
 
Conforme Pinha, as lavadoras são produtos muito específicos e que utilizam sistemas complexos. Por isso, a manutenção deve ser feita sempre por uma assistência técnica autorizada. "Um dos principais erros na utilização é não respeitar a capacidade de carga, o que pode causar danos ao motor. Além disso, exagerar na quantidade de sabão e amaciante também pode comprometer a vida útil da máquina", aponta.