Topo

Livro sobre artista destaca casa-ateliê que se tornou refúgio em SP

Foto de arquivo mostra o artista plástico Norberto Nicola tecendo em seu ateliê, no centro de São Paulo - Divulgação
Foto de arquivo mostra o artista plástico Norberto Nicola tecendo em seu ateliê, no centro de São Paulo Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

02/08/2013 07h03

Norberto Nicola foi um artista plástico que nasceu e viveu em São Paulo, no coração da metrópole, onde criou uma vida e tapeçarias inspiradas. Coeditado pela Imprensa Nacional e a Pinacoteca do Estado de São Paulo, o livro "Norberto Nicola - Trama Ativa" (304 páginas) traz histórias sobre o tecelão e suas tapeçarias e coloca em destaque o casarão que abrigou o ateliê e as relações mais íntimas do artista. 

A casa histórica, na verdade, incorporou nos anos 1980 - por vontade de Nicola - outras construções de uma pequena vila construída pelo avô de Nicola, Guilherme, em 1887. As construções passaram por reformas, tiveram cozinhas e banheiros demolidos e ganharam um pátio interno e um amplo jardim. No livro, a casa aparece como ponto de encontro para os artistas e acervo de arte. Após a morte de Nicola, em 2007, o casarão se mantém bem conservado pelos esforços do engenheiro Murilo Ribeiro de Araújo, também responsável pelas obras e pelo arquivo deixados pelo artista.