Topo

Exposição no Rio revisita louças artesanais portuguesas

A obra "Bizantino com Fumaça", de Thiago Carneiro da Cunha faz parte da exposição "Universo Bordallo" - Divulgação
A obra "Bizantino com Fumaça", de Thiago Carneiro da Cunha faz parte da exposição "Universo Bordallo" Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

17/08/2013 08h31

Em cartaz até 08 de setembro no Oi Futuro Flamengo, no Rio de Janeiro, a exposição "Universo Bordallo" rememora e homenageia o artista português Rafael Bordallo Pinheiro (1846-1905). Vinte artistas plásticos e designers brasileiros foram convidados a criar esculturas e objetos de porcelana inspiradas no trabalho do caricaturista, ilustrador e ceramista que tratou a política e a sociedade de sua época, em Portugal e no Brasil - onde morou de 1875 a 79 -, de forma irônica e bem-humorada.

O artista plástico Vik Muniz e as estilistas Isabela Capeto e Martha Medeiros foram alguns dos brasileiros a criar obras inspiradas no legado artístico do português nas Faianças Artísticas Bordallo Pinheiro, nas Caldas da Rainha, região central de Portugal. Segundo o curador da mostra no Rio, Alberto Saraiva, a exposição também suscita o debate sobre a criação artística atual e o embate entre as técnicas artesanais e o avanço tecnológico. 

As obras de Bordallo Pinheiro são consideradas patrimônio artístico e histórico da cultura portuguesa. O evento integra a programação de encerramento do Ano de Portugal no Brasil. Até amanhã (18), algumas peças podem ser apreciadas também em São Paulo: durante a segunda edição do Design Weekend, a Firma Casa abre suas portas para a mostra "Bordallianos do Brasil", com entrada gratuita.

Serviço - "Universo Bordallo"
 
Onde: Oi Futuro Flamengo (Rua Dois de Dezembro, 63 - Flamengo, Rio de Janeiro)
Quando: até 08 de setembro de 2013 (de terça a dominfo, das 11h às 20h)
Quanto: entrada gratuita
Outras informações: www.oifuturo.org.br