Topo

10 ª Bienal de Arquitetura e MCB fazem visitas guiadas à Casa Bola

Casa Bola, projetada por Eduardo Longo, em foto de 1969. A obra levou seis anos para ser construída - Divulgação/ Arquivo Eduardo Longo
Casa Bola, projetada por Eduardo Longo, em foto de 1969. A obra levou seis anos para ser construída Imagem: Divulgação/ Arquivo Eduardo Longo

Do UOL, em São Paulo

22/10/2013 17h19

Até dia 29 de novembro de 2013, sempre às sextas-feiras, a 10ª Bienal de Arquitetura de São Paulo e o Museu da Casa Brasileira (MCB) promovem visitas guiadas à Casa Bola, uma curiosa residência projetada na década de 1960 pelo arquiteto Eduardo Longo.   

  • Divulgação/ Acervo Eduardo Longo

    Foto da década de 1970, de acervo pessoal do arquiteto Eduardo Longo, mostra a Casa Bola em processo de construção (ao fundo)

Com oito metros de diâmetro e feita de ferrocimento, a casa possui espaços pequenos e mobiliário feito de concreto branco. A obra, que levou seis anos para ser construída, era um protótipo para produção em série.
 
Segundo Longo, o formato peculiar - que permite melhor ventilação e maior conforto acústico - a transformou em um exemplo de radicalidade na arquitetura brasileira. Ainda hoje, serve como campo de experimentação para as ideias do arquiteto, que a habita.
 
As visitas serão realizadas em companhia da equipe educativa do MCB, que integra o sistema expositivo da Bienal e também exibe uma mostra audiovisual sobre a Casa Bola, como parte do módulo “Modos de Habitar”, em cartaz até 10 de novembro.
 
Serviço - Visitação à Casa Bola
Quando: até 29 de novembro de 2013, somente às sextas-feiras; horários: 11h e 16h
Informações e inscrições: (11) 3032.3727 ou agendamento@mcb.org.br
Programação completa da 10ª Bienal de Arquitetura:  www.xbienaldearquitetura.org.br