Casa e decoração

Livro traça amplo panorama sobre a obra de Paulo Mendes da Rocha

Leonardo Finotti/ Divulgação
Projeto da casa Mendes da Rocha, assinada por Paulo Mendes da Rocha (1964), está no livro Imagem: Leonardo Finotti/ Divulgação

Do UOL, em São Paulo

08/11/2013 08h05

Com 400 páginas e 500 ilustrações, o livro “Paulo Mendes da Rocha – Obra Completa” é lançando pela editora GGBrasil.  O volume é um estudo feito durante um ano pelo italiano Daniele Pisani, que participou da rotina do escritório de arquitetura e teve acesso a textos, desenhos e imagens sobre o trabalho de Mendes da Rocha, premiado com o Pritzker em 2006 e na ativa desde a década de 1950.

No livro, é possível observar o percurso de trabalho traçado e a linha arquitetônica seguida pelo arquiteto, a chamada “Escola Paulista” encabeçada por João Batista Vilanova Artigas e difundida na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP). 
 
O autor, que publicou na revista Casabella uma série de artigos sobre a arquitetura brasileira contemporânea com foco em Paulo Mendes da Rocha, trata a obra do arquiteto radicado em São Paulo como um "raciocínio de pórticos e planos", um rápido jogo estrutural, promovido pelo domínio compositivo de elementos construtivos tradicionais (pilares e vigas, assim como paredes simples e lajes).  
 
O texto relata também o papel crucial da casa unifamiliar como tema da produção de Mendes da Rocha durante a ditadura e que ocasionou seu afastamento da USP, durante uma década, e a limitação de sua atividade profissional ao longo de vinte anos.
 
Com um vasto panorama sobre o trabalho do arquiteto, a coletânea inclui importantes projetos até agora inéditos, como o da capela no Jardim Virgínia, no Guarujá (1955) e o da casa De Freitas, em São Paulo (1963), além de versões desconhecidas de projetos já estudados algumas vezes e outros tantos consagrados, como o do Clube Atlético Paulistano, em São Paulo (1958-1961); o do Museu Brasileiro da Escultura (MuBE), também em São Paulo (1986-1995), ou a restauração da Pinacoteca do Estado de São Paulo (1993-1998). 
 
Paulo Mendes da Rocha nasceu em Vitória (ES), em 1928, e ainda jovem mudou-se para São Paulo, onde ainda vive e trabalha em seu estúdio, na sede paulista do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB). Em 1958, venceu seu primeiro concurso importante, com o desenho para o do Clube Atlético Paulistano. Atualmente, encontra-se em fase de conclusão seu primeiro grande projeto fora do Brasil, após o Pavilhão de Osaka, em 1970: o Museu dos Coches de Lisboa.
 
Serviço: “Paulo Mendes da Rocha – Obra Completa”
Autor: Daniele Pisani
Editora: GGBrasil
Número de páginas: 400 (500 ilustrações)
Preço sugerido: R$ 250

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.title}}

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

do UOL
Folha de S.Paulo
Folha de S.Paulo
do UOL
Casa e Decoração
Casa e Decoração
do UOL
do UOL
do UOL
UOL Estilo
do UOL
Erratas
do UOL
do UOL
do UOL
Revista Ana Maria
do UOL
do UOL
Projetos
do UOL
Projetos
do UOL
Projetos
do UOL
Casa e Decoração
UOL Estilo
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
BBC
do UOL
do UOL
Casa e Decoração
do UOL
do UOL
do UOL
Topo