Estilo de vida

Aprenda a fazer uma essência de Natal para perfumar a casa

Getty Images
Aromas como o de pinheiro podem criar um clima ainda mais aconchegante para o Natal; faça o seu imagem: Getty Images

Marina Oliveira e Rita Trevisan

Do UOL, em São Paulo

O período natalino tem seus aromas próprios:  rabanadas, panetones e assados típicos perfumam a cozinha, e os ramos de algumas plantas usadas como decoração recendem na sala. Ao sentir determinados perfumes, a mente se transporta automaticamente para essa época de esperanças renovadas.

Tais cheiros tendem a ativar memórias afetivas e particulares e podem variar de acordo com as vivências de cada um, mas o aroma de pinheiro - a árvore que tradicionalmente ganha enfeites e luzes natalinas - é fresco, neutro e pode ajudar trazer o clima natalino para seu lar. 

Prepare a casa para as festas e receba bem os convidados

  • Lumi Mae/UOL
Porém, com a alta adesão às árvores artificiais, o cheirinho natural da planta deixou de pairar como antigamente na maioria das casas. A saída, então, é recriá-lo. “É possível reproduzir o aroma de pinheirinho usando óleos essenciais extraídos das coníferas (grupo de árvores do qual os pinheiros fazem parte), que perfumam, deixam os ambientes mais aconchegantes e ainda beneficiam os pulmões”, explica a aromaterapeuta Sâmia Maluf, proprietária da By Samia.
 
A especialista ensina a preparar uma essência que pode ser usada de diversas maneiras: a primeira opção é aplicar a mistura de óleos em um "réchaud" difusor aquecido por uma vela. Nesse caso, basta pingar dez gotas em um modelo com capacidade entre 50 ml e 100 ml de água. Esse cuidado faz com que o líquido não ferva rápido demais, evitando a rápida evaporação do óleo.
 

Árvore de Natal natural exige cuidados e espaço adequado; veja

  • Divulgação
“O 'réchaud' tem a vantagem de nos conectar ao elemento fogo, que conforta”, afirma a aromaterapeuta Beatriz Yoshimura, fundadora da Associação Brasileira de Estudos e Pesquisas em Aromaterapia. Para o uso da essência em aromatizadores elétricos, o emprego recomendado é de apenas 25 gotas para o perfume completo da casa.
 
Outra alternativa é criar um spray para borrifar o ambiente. Para isso, basta misturar 50 gotas da essência a 90 ml de água deionizada ou destilada, combinada a 10 ml de álcool de cereais. 
 
Receita para a essência de Natal
 
Ingredientes
 
- 25 gotas de óleo essencial de pinho siberiano
- 25 gotas de óleo essencial de eucalipto glóbulos
- 70 gotas de óleo essencial cipreste
- 25 gotas de óleo essencial junípero
- 10 gotas de óleo essencial vetiver
- 10 gotas de óleo essencial de cedro
- 15 gotas de óleo essencial de "tea tree"
- 30 gotas de óleo essencial de sálvia esclareia
- 15 gotas de óleo essencial de hortelã-pimenta
- 20 gotas de óleo essencial de tangerina 
 
Modo de fazer
 
Pingue todos os óleos essenciais em um vidro com capacidade para 10 ml e vedado por tampa. Depois, é só escolher qual das maneiras sugeridas é a ideal para perfumar a sua casa. 
 
Onde encontrar: os óleos e o álcool de cereais (para o spray aromatizante) podem ser encontrados em lojas de produtos naturais, fitoterápicos, de aromaterapia ou em casas especializadas em essências. Por sua vez, a água destilada (também para o aromatizador) pode ser comprada em farmácias.
 
Custo e rendimento: cada óleo usado na preparação da essência tem custo variável entre R$ 15 e R$ 40, porém cada um dos ingredientes conta com 10 ml de produto. Assim será possível produzir diversas doses da "essência de Natal"  ou empregar os óleos em outros preparos.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.title}}

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Redação
Redação
Redação
Redação
Redação
Moda
do UOL
Redação
do UOL
UOL Estilo
Redação
do UOL
do UOL
Redação
do UOL
do UOL
do UOL
Estilo
Moda
Redação
do UOL
Redação
do UOL
UOL Estilo
EFE
do UOL
Redação
do UOL
Redação
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Comportamento
Estilo
do UOL
Gravidez e Filhos
Beleza
Redação
Redação
do UOL
do UOL
Redação
do UOL
do UOL
do UOL
Topo