Decoração de ambientes

Estilo provençal dá tom rústico francês à casa; veja como decorar sem errar

Marcelo Trad/ Divulgação
A cozinha (15,75 m²), da Paula Isidoro, ganhou configuração atual, apesar de remeter à inspiração provençal Imagem: Marcelo Trad/ Divulgação

Silvana Maria Rosso*

Do UOL, em São Paulo

10/03/2014 07h01

Cheiro de lavanda, móveis brancos desgastados, tons suaves e tecidos florais fazem lembrar o charme do estilo provençal, derivado das casas rurais e do modo de vida simples da região sudeste francesa, a Provença. O ápice do estilo foi os anos 1980, quando virou febre mundial, mas sua origem remete ao período entre os séculos 16 e 18. "As famílias camponesas adaptavam a decoração vigente utilizando os materiais e recursos que tinham em mãos para imitar as casas da corte", afirma o arquiteto Maurício Karam. 

Os móveis eram manufaturados nos estilos da época, como Luís 15, Luís 16, regência, diretório e Luís Filipe, com diferentes tipos de madeiras e pouca qualidade. Para esconder os defeitos do lenho e a mescla de espécies em uma mesma peça, os artesãos usavam uma mistura de gesso e cola, o gesso cré, que disfarçava os defeitos e que, com o tempo, acabava se desgastando e dando ao móvel uma aparência envelhecida. Tal efeito é conseguido atualmente com a pátina que muitas vezes é chamada de "provençal".
Do campo
 
Conhecido internacionalmente como "French Country Style" (Estilo Francês Campestre, em tradução livre), essa vertente da decoração é caracterizada pela rusticidade aliada a recursos que proporcionam acolhimento e conforto, porém, não há regras rígidas. Os ambientes são mobiliados com móveis pintados, desgastados ou não, paredes de pedra, ásperas e/ou manchadas, madeiramento do telhado aparente, materiais naturais, tecidos florais, estampas "Toile de Jouy" (pronuncia-se 'toáli de juí" e possui desenhos de cenas rurais e cotidianas), pisos claros de madeira ou terracota, peças de cerâmica colorida, castiçais de ferro, cestas de arame e tudo o mais que lembrar a vida rural.
 
Apesar do branco ser a cor predominante, diversos tons de amarelo, verde, lilás, azul e até vermelho , além das madeiras mais escuras decoram os ambientes. Por ser bucólico e meigo, o estilo provençal costuma ser aplicado às copas e salas, no entanto, adapta-se bem a outros ambientes. Também é possível misturá-lo a estilos diversos, "desde que tenham a mesma linguagem", ensina o arquiteto Glen Finch.

Elementos "das antigas" cabem no décor clássico e até moderno

  • Divulgação
Adapte
 
Para fazer a sua versão e não correr o risco do ambiente ficar muito caricato, a dica é não carregar no branco e compor com outras cores e materiais, como o ferro, o cobre, a madeira natural e a pedra e combinar estampas diferentes, como floral com listras, sempre em cores próximas ou parecidas. O arquiteto Leonardo Junqueira recomenda cuidado com as estampas e mobiliários muito rebuscados: "Se pretende usar estampa,  utilize peças de mobiliário mais simples e retas".
 
De resto, é só usar sua imaginação, espalhar flores do campo pela casa e transportar-se para a Provença! 
 
* com colaboração de Letícia de Almeida Alves

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba seu horóscopo diário do UOL. É grátis!

do UOL
do UOL
Folha de S.Paulo
do UOL
Revista Ana Maria
Band Terra Viva
Projetos
Projetos
TV CARAS
do UOL
Bbel
TV Jornal
TV Jornal
Band Terra Viva
Band SP Interior
Band Terra Viva
AFP
do UOL
Casa e Decoração
do UOL
Projetos
Casa e Decoração
Vírgula - Comportamento
Harper's Bazaar
Vírgula - Comportamento
Itmãe
Folha de S. Paulo
Folha de S. Paulo
It Mãe
Revista Ana Maria
TV Jornal
do UOL
do UOL
Revista Arquitetura & Construção
Vírgula - Comportamento
Casa e Decoração
TV Jornal
Revista Caras
Casa e Decoração
Vírgula - Comportamento
Folha de S. Paulo
Folha de S. Paulo
Projetos
Vírgula - Comportamento
Vírgula Comportamento
Casa e Decoração
Folha de S.Paulo
Harper's Bazaar
Topo