Casa e decoração

Lavadoras de alta pressão ajudam na limpeza pesada; veja dicas de compra

Getty Images
Se informe sobre a pressão da água, a capacidade do motor e o consumo de água de cada modelo Imagem: Getty Images

Karine Serezuella

Do UOL, em São Paulo

11/03/2014 14h23

Conhecidas como ferramentas para lavar carros e limpar ambientes comerciais e industriais, as lavadoras de alta pressão são também eletrodomésticos que ajudam nas tarefas domésticas. No mercado, além dos produtos da linha profissional, os fabricantes oferecem modelos próprios para uso no lar. Para saber como tirar melhor proveito desse aparelho, conheça as funcionalidades do eletro e os fatores e cuidados a considerar na hora da compra.

Para que servem?

As lavadoras de alta pressão são indicadas para a limpeza pesada, em especial, de áreas externas: quintais, calçadas, garagens e pisos no entorno de piscinas, de churrasqueiras e de terraços gourmet. O eletrodoméstico pode ainda ser utilizado para lavagem de esquadrias metálicas, portões, telhados, toldos, tapetes e grelhas de churrasco engorduradas. Dependendo da pressão empregada e do tipo de paisagismo, o aparelho é capaz, também, de servir como ferramenta para regas.  

A pressão da água

A grande força da água é a principal característica de uma lavadora de alta pressão. De acordo com o diretor da Câmara Setorial de Máquinas da Abralimp (Associação Brasileira do Mercado de Limpeza Profissional) e diretor da JactoClean, Antonio Luis Francisco, a pressão nominal média, isto é, a força da água durante o uso da máquina, é de mil a 1.200 libras, enquanto a da mangueira comum alcança apenas algo em torno de 50 libras. Essa pressão ajuda a retirar as sujeiras incrustadas e a limpar as áreas com menos esforço e em menor tempo.

A vazão da água e consumo de energia

Conforme informações fornecidas por Gustavo Rosique, gerente de categoria da Electrolux, e Leandro Zago, gerente de produtos da Kärcher, a vazão da água nos modelos de uso residencial varia de 300 a 360 litros por hora,e o consumo de água de uma mangueira convencional seria de 2.400 litros/hora. Embora não possua estudos relacionados ao consumo de água durante lavagem com lavadoras de alta pressão, a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) afirma que esse cálculo depende de alguns fatores como faixa de pressão do local e hábitos de economia ou desperdício.

Com relação ao gasto energético, o consumo é de 1.000 a 1.600 watts/hora. Comparativamente, um chuveiro elétrico gasta cerca de 5.250 watts/hora e uma lavadora de roupas despende cerca de 500 watts em uma hora de uso*. A Eletrobrás, porém, informa que o Procel (Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica) não possui pesquisas sobre esse tipo de aparelho e, portanto, não dá dicas quanto a otimização de uso do equipamento. 

Como comprar

As especificações contidas em cada modelo das lavadoras de alta pressão sinalizam as áreas e os tipos de limpeza indicados. Por isso, antes de adquirir um desses eletrodomésticos, responda à seguinte questão: "onde e como utilizarei a máquina?", ou seja, qual a dimensão dos locais a serem limpos e a frequência de uso. Assim, você pode comparar os aparelhos e optar por um que se adapte melhor às suas necessidades. Por exemplo, quanto maiores forem os lugares a serem higienizados, mais potentes devem ser as máquinas.

Pesquise e pergunte ao vendedor sobre todas as características de cada modelo: as facilidades de transporte, como a existência de rodas e alças; a rede de assistência técnica do fabricante; a extensão da mangueira e do fio elétrico; o nível de ruído;  os acessórios como o aplicador de detergente integrado; e a capacidade do motor.

Esta última especificação técnica está ligada diretamente à durabilidade da lavadora. Por exemplo, o motor universal, comum aos modelos de uso doméstico, é menos robusto do que os chamados motores de indução, vistos na linha profissional e de custo mais elevado. Os motores universais exigem manutenções em menor intervalo de tempo, devido ao seu sistema de transmissão interno e ao desgaste das escovas. Já os motores de indução não possuem tais escovas e nem o sistema de transmissão interno. Vale lembrar que tudo depende do uso da lavadora. Se a frequência não for intensa, um aparelho com motor universal é suficiente. 

COMO LIMPAR PISOS CERÂMICOS, PORCELANATOS E PEDRAS

  • Getty Images

Sobre a pressão da água, de modo geral, a embalagem do equipamento exibe o valor máximo admissível, que identifica a força da água quando o jato está fechado. É importante também se informar sobre a pressão nominal média, aquela apresentada durante o uso da máquina e sempre menor do que a pressão máxima admissível. E para não comprometer a eficiência da lavadora, cheque sempre se há vazão com força mínima na torneira e se ela é suficiente para o funcionamento do aparelho.

E, por fim, para garantir a segurança do usuário, todas as lavadoras de alta pressão devem conter tanto no aparelho, quanto na embalagem o "Selo de Conformidade do Produto", do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia). O cordão de alimentação elétrica da máquina também  precisa ser certificado.

Segundo Leonardo Rocha, da Divisão de Regulamentação Técnica e Programas de Avaliação da Conformidade do Inmetro, esse tipo de aparelho está compreendido pela Portaria Inmetro nº 371/2009 e deve atender as normas NM IEC 60.335-1 e IEC 60.335-2-79 (produtos destinados a limpadores de alta pressão e vapor). Irregularidades podem ser denunciadas na ouvidoria do órgão.

Cuidados no manuseio

Ao utilizar uma lavadora de alta pressão, calce um sapato fechado, preferencialmente uma bota de borracha. Nunca dirija o jato a pessoas ou animais, ele pode causar ferimentos. Depois de desligar o aparelho, sempre pressione o gatilho, para eliminar a água pressurizada do equipamento. Assim, o desgaste prematuro das peças e componentes é evitado.

* Dados da Eletrobrás.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está fechada

Não é possivel enviar comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

O UOL está testando novas regras para os comentários. O objetivo é estimular um debate saudável e de alto nível, estritamente relacionado ao conteúdo da página. Só serão aprovadas as mensagens que atenderem a este objetivo. Ao comentar você concorda com os termos de uso. O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba seu horóscopo diário do UOL. É grátis!

Da Universa
Da Universa
Da Universa
Da Universa
Da Universa
Da Universa
Da Universa
BBC News Brasil
ANSA
Da Universa
Da Universa
Da Universa
Da Universa
Reuters
Da Universa
Da Universa
Da Universa
Da Universa
Da Universa
Da Universa
Da Universa
Da Universa
Da Universa
Da Universa
Da Universa
Da Universa
Da Universa
Da Universa
Da Universa
Da Universa
Da Universa
Da Universa
Da Universa
Da Universa
Da Universa
Da Universa
Da Universa
Da Universa
Da Universa
Blog Casa de Viver
Da Universa
Da Universa
Da Universa
Da Universa
Da Universa
Blog Casa de Viver
Blog Casa de Viver
Da Universa
Da Universa
Blog Casa de Viver
Da Universa
Topo