Decoração de ambientes

Salão de Milão tem cozinhas tecnológicas e exposição sobre futebol

Divulgação
As superfícies ultracompacta e de quartzo do Grupo Cosentino estão na EuroCucina 2014. Com alta resistência a riscos e à abrasão, os materiais podem ser usados em pisos, painéis e bancadas Imagem: Divulgação

Juliana Nakamura

Do UOL, em São Paulo

08/04/2014 07h01

O Salão Internacional do Móvel, em Milão, chega a sua 53ª edição se firmando como o principal evento nas áreas de decoração e design do mundo. Até o dia 13 de abril são esperados, na cidade italiana, mais de 300 mil participantes de 160 países, todos interessados no que há de mais inovador, belo, sofisticado e tecnológico em mobiliário, cozinhas, banheiros e acessórios.

"I Saloni", como o evento é conhecido, contará com 2.400 expositores, número parecido com o da edição anterior, em 2013. Ao todo serão 340 mil m² de área de exibição e uma série de eventos simultâneos, como a EuroCucina, que chega a sua 20ª edição, o Salão Internacional do Banho, em sua 5ª edição, e o Salão Satélite, que conta com a presença de 650 designers e estudantes de 16 escolas internacionais de design.

Plural

Entre os expositores não estão apenas os tradicionais fabricantes de mobiliário italianos e internacionais, mas também novos participantes - como a sueca Hästens e a dinamarquesa Kvadrat, além de marcas de alto luxo, como a Poltrona Frau. "Todos os anos as empresas fazem um enorme esforço para apresentar o seu melhor durante essa semana", afirma o presidente da Cosmit, organizadora do evento, e CEO da Kartell, Claudio Lutti.

Analisando o resultado desse esforço, é possível identificar algumas tendências, muitas das quais reflexo do momento de austeridade pelo qual passa o Velho Continente. Uma delas é o maior interesse da indústria em explorar matérias-primas alternativas e dar status nobres a elas. Kartell e Republic of Fritz Hansen apresentam alguns exemplos de peças moldadas em polímeros.

Nas cozinhas e banheiros é possível encontrar componentes construídos a partir de fibra de carbono e, dando continuidade a um movimento iniciado há alguns anos, ganham ainda mais espaço as superfícies tecnológicas, em substituição às rochas naturais (mármores e granitos).

No desenho, de maneira geral, a busca por formas mais puras e minimalistas prevalece, em detrimento da ostentação.

Aki Furudate/Divulgação
O casal de arquitetos Masssimiliano e Doriana Fuksas vive em Paris, em uma residência luminosa e minimalista que está na mostra "Como Vivem os Arquitetos" Imagem: Aki Furudate/Divulgação

Como vivem os arquitetos?

A missão dos organizadores do Salão de Milão não é fácil. Um desafio a ser superado a cada ano é tornar cada vez mais atraente e relevante um evento realizado desde 1961 e de fundamental importância para a economia italiana e para a indústria do design.

Por isso, em pouco menos de uma semana, Milão se transforma. É possível aproveitar a atmosfera que vigora na cidade. Há mostras paralelas que se “desprendem” da região de Rho, onde está o corpo principal da feira. E, em 2014, as mostras culturais paralelas enfatizam do desejo de abrangência do “Saloni”.

A principal delas "Onde os arquitetos vivem", conta como moram oito dos arquitetos mais respeitados do mundo. A exposição expõe cômodos da casa de profissionais como o recém-premiado com o Pritzker, Shigeru Ban, o italiano Massimiliano Fuksas, a iraquiana Zaha Hadid, o britânico David Chipperfield e o brasileiro Marcio Kogan. "Exploramos a arte de viver nos tempos contemporâneos, através de um olhar mais atento sobre as pessoas que estão mudando a cara de nossas cidades e o imaginário coletivo", resume Lutti.

Mariana Chama/ Divulgação
Banquinho com design de Sergio Rodrigues faz parte da exposição "Origens do Brasil", que tem curadoria de Adélia Borges , durante o Salão do Móvel de Milão Imagem: Mariana Chama/ Divulgação

O Brasil (e o futebol) em Milão

Como vem acontecendo nos últimos cinco anos, o design brasileiro chega à Milão representado pela Brazil S/A, um lounge no “Fuori Salone” dedicado à divulgação do design nacional com foco na geração de negócios.

Em 2014, o objetivo dos organizadores é mostrar a pluralidade do design brasileiro. Uma das principais exposições é "Origens do Brasil", que tem curadoria de Adélia Borges e apresenta as heranças indígenas, africanas e europeias por traz da idealização de banquinhos de sentar.

Divulgação
Lustre criado por Roberto Migotto, para a mostra da Brazil SA, em Milão Imagem: Divulgação

Para Ricardo Caminada e José Roberto Moreira do Valle, criadores da Brazil S/A, hoje, a criação nacional é muito mais valorizada no exterior graças a nomes como Sergio Rodrigues e Irmãos Campana. “Acreditamos também na criatividade de uma nova leva de profissionais que mantém a nossa identidade cultural de forma bem viva”, diz Caminada. "É longo o caminho para criar uma cultura de consumo e valorização do design nacional, mas estamos trabalhando para aumentar o interesse da população em relação a esse universo", continua Moreira do Valle.

No ano em que o Brasil sedia o maior evento esportivo do mundo, Milão abre suas portas para o futebol. Duas exposições estabelecem uma conexão entre a grande paixão nacional e o design. Sob curadoria de Luiz Cláudio Began, a Expo Bola Brasil reúne trabalhos de 10 arquitetos e designers de interiores convidados para colocar o clássico lustre de cristal francês Baccarat em sinergia com o futebol brasileiro. Já a “Expo Camisa 10” mostra interpretações de designers brasileiros da mítica "canarinho" usada pelos craques da bola, explorando a dimensão emocional do design.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.title}}

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Folha de S.Paulo
do UOL
Revista Ana Maria
Band Terra Viva
Projetos
Projetos
TV CARAS
do UOL
Bbel
TV Jornal
TV Jornal
Band Terra Viva
Band SP Interior
Band Terra Viva
AFP
do UOL
Casa e Decoração
do UOL
Projetos
Casa e Decoração
Vírgula - Comportamento
Harper's Bazaar
Vírgula - Comportamento
Itmãe
Folha de S. Paulo
Folha de S. Paulo
It Mãe
Revista Ana Maria
TV Jornal
do UOL
do UOL
Revista Arquitetura & Construção
Vírgula - Comportamento
Casa e Decoração
TV Jornal
Revista Caras
Casa e Decoração
Vírgula - Comportamento
Folha de S. Paulo
Folha de S. Paulo
Projetos
Vírgula - Comportamento
Vírgula Comportamento
Casa e Decoração
Folha de S.Paulo
Harper's Bazaar
Projetos
Vírgula Comportamento
Topo