Topo

Cinema inspira a decoração: saiba como utilizar as referências

Em "O Fabuloso Destino de Amélie Poulain", o vermelho aparece no mobiliário, nas cerâmicas e em alguns objetos da cozinha da protagonista. A combinação tem ar retrô e, atualmente, tem sido resgatada  - Divulgação
Em "O Fabuloso Destino de Amélie Poulain", o vermelho aparece no mobiliário, nas cerâmicas e em alguns objetos da cozinha da protagonista. A combinação tem ar retrô e, atualmente, tem sido resgatada Imagem: Divulgação

Marina Oliveira e Rita Trevisan

Do UOL, em São Paulo

09/04/2014 07h05

Compor ambientes interessantes e que tenham a ver com o perfil dos moradores é uma tarefa possível para todos, desde que haja uma boa dose de inspiração. E grandes ideias para a decoração podem vir de diferentes aspectos da vida, como as artes e, em especial, o cinema. Afinal, muitas das produções utilizam cenários de sonho que podem ser adaptados à realidade.

“Muitas vezes, não são os cenários como um todo que inspiram, mas uma combinação de cores em harmonia, um objeto. Um mero detalhe pode servir para despertar a imaginação, ajudando a compor ambientes internos”, afirma a arquiteta Melina Moraes, da Kwartet Arquitetura.

Para o arquiteto Bruno Batistini, as produções audiovisuais também podem servir para nos apresentar uma cena cultural até então pouco conhecido. “Os filmes que retratam os anos 1940 e 50, por exemplo, são ricos em referências de design de mobiliário. Ao assistir um longa-metragem sobre essa época e, gostar do que viu, é possível buscar outros elementos desse mesmo contexto para compor a própria casa”, explica.

O equilíbrio está em se inspirar na sétima arte, sem copiar exatamente o que aparece na tela. Conforme explicam os profissionais, aquilo que funciona no cinema não necessariamente terá o mesmo impacto no dia a dia. Assim, antes de optar por uma transformação total do ambiente para adequá-lo ao seu filme preferido, considere as dimensões do cômodo, as praticidades exigidas pelo cotidiano e, especialmente, o estilo dos moradores.

Para ajudá-lo na busca por referências cinematográficas que podem mudar a cara do seu "lar, doce lar", o UOL Casa e Decoração elegeu uma série de filmes que podem trazer elementos interessantes. Acesse o álbum e divirta-se!