Estilo de vida

Além das paredes: aprenda a usar divisórias e delimite o uso dos ambientes

Adriana Barbosa/ Divulgação
Estantes são bons curingas para a delimitação de ambientes, sem torná-los isolados Imagem: Adriana Barbosa/ Divulgação

Silvana Maria Rosso

Do UOL, em São Paulo

Nos últimos anos, as paredes nas áreas sociais foram suprimidas para driblar a falta de espaço e/ou propiciar o convívio. No entanto, a privacidade e a delimitação das funções se fazem necessárias nas salas e cozinhas e, também, na ala íntima em um dormitório compartilhado ou entre a área de descanso e o closet, por exemplo.

Parece pouco, mas os cerca de 15 centímetros de espessura das alvenarias fazem diferença. E por que não substituí-los, quando possível, por alternativas que velam sutilmente os espaços ou que apenas sinalizam a diferenciação de usos? Conheça alguns elementos que ajudam a segmentar e dão charme à decoração, mantendo a integração dos espaços:

Delimitar, sem isolar

  • Aparadores

    São muito usados atrás do sofá para seccionar o estar do home theater ou da sala de jantar, sem que se perca a visibilidade entre os espaços. As cômodas e os bufês podem ser posicionados entre os ambientes cumprindo essa mesma função, mas a vantagem do aparador é que os dois lados da peça podem ficar expostos.

  • Balcões/ bancadas

    Em geral, separam a cozinha ou o bar da sala e ainda servem como mesa para refeições ou drinques.

  • Biombos

    Ideais quando se deseja setorizar o espaço, mantendo um fechamento parcial e promovendo maior privacidade quando necessário. Se forem vazados, permitem maior integração dos ambientes. Por serem móveis, podem ser retirados facilmente se necessário.

  • Cobogós e elementos vazados

    São os hits do momento. Além de propiciarem transparência e ventilação, levam cor, plasticidade e segmentam os espaços sem isolá-los.

  • Cortinas

    Além de protegerem contra a incidência excessiva de luz solar ou da claridade, são muito utilizadas para delimitar a área social da varanda, por exemplo, assim como as persianas e as telas solares. Mesmo fechadas, grande parte das cortinas detêm transparência e criam a sensação de amplitude. Com cuidado para que a composição não fique pesada ou brega, também podem delimitar áreas internas.

  • Estantes

    Compostas por prateleiras e/ou nichos em marcenaria organizam o espaço e, se vazadas, dividem sem isolar. As com fundo aproveitam melhor os 15 centímetros que seriam tomados por uma parede de alvenaria, pois acomodam itens. Também é possível criar esses elementos com gesso.

  • Painéis de marcenaria

    Dividem os ambientes sem demandar muito espaço e ainda podem acoplar outros elementos como estantes e bares.

  • Racks pivotantes ou 360º

    Adequados e úteis quando a TV é compartilhada por dois espaços, como sala de TV e quarto, por exemplo.

  • Tapetes

    Em muitos projetos, eles diferenciam um espaço do outro, por meio das cores ou das estampas. São uma solução simples, eficaz e relativamente barata.

Fonte: Adriana Fontana, arquiteta; Ana Yoshida, arquiteta; Flávia Sá, arquiteta; Gabi Sartori, arquiteta; e Stela Maris Sartori, designer de interiores.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.title}}

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

do UOL
BBC
do UOL
do UOL
do UOL
UOL Estilo
Moda
do UOL
Redação
UOL Mulher - Moda
Redação
do UOL
do UOL
Redação
Redação
Redação
Da Redação
do UOL
Redação
Redação
do UOL
do UOL
do UOL
Comportamento
Moda
do UOL
do UOL
Redação
BBC
Redação
Redação
Redação
UOL Estilo
do UOL
Redação
do UOL
BBC
Redação
Redação
Redação
Projetos
Redação
UOL Estilo
Estilo
Moda
do UOL
Topo