Topo

Curingas: peças baratinhas e truques são capazes de modificar a decoração

A renovação da casa pode ser simples: que tal redecorar instalando papel de parede? - Getty Images
A renovação da casa pode ser simples: que tal redecorar instalando papel de parede? Imagem: Getty Images

Juliana Nakamura

Do UOL, em São Paulo

09/02/2015 07h01

Alguns objetos são curingas da decoração, pois são capazes de modificar a atmosfera de um lugar e dar uma injeção de vitalidade e beleza nos ambientes. Para quem quer renovar o clima de um cômodo sem gastar muito ou não pode promover grandes mudanças, vale ficar de olho nessas estratégias elencadas por arquitetos e decoradores a pedido de UOL Casa e Decoração.

Álmofadas; capas para almofadas - Getty Images - Getty Images
Trocar as capas é uma opção barata para renovar a casa
Imagem: Getty Images
Troque as almofadas - As almofadas são versáteis e podem ser facilmente renovadas com a substituição das capas. Peças com diferentes texturas e tecidos tendem transformar um sofá comum em um cantinho aconchegante e de destaque, afirmam as arquitetas Aline e Denise Bernacki. Para quem quer dar um 'quê' mais moderno à decoração, a dica é optar por estampas geométricas. Para os que curtem um estilo clássico, padrões adamascados e florais são os ideais. E para uma atmosfera étnica, padronagens orientais e indianas certamente agradam.
 
 
assento de poltrona; troca de estofado; capa para sofá; estofado - Getty Images - Getty Images
Colocar uma capa ou substituir o tecido dá cara nova à sala
Imagem: Getty Images
Troque a capa do sofá - Como o sofá é uma peça de destaque, o simples fato de vesti-lo com uma capa pode causar um grande impacto e renovar o visual. Mas para que o resultado fique elegante, é preciso cuidado para comprar um modelo no tamanho certo. Também vale ficar atento à harmonização com os demais móveis e revestimentos. "Quando vamos inserir algo novo temos que respeitar o existente e pensar no espaço como um todo. Os objetos devem conversar entre si e com o ambiente e tudo precisa se complementar", diz a designer de interiores Graziela Garavati.
flores; flores coloridas; flores do campo - Getty Images - Getty Images
Por exemplo, as flores do campo são coloridas e baratinhas
Imagem: Getty Images
Faça um arranjo com flores da estação - Plantas sempre adicionam vida e frescor à decoração. Um bonito arranjo de flores sobre uma mesa ou mesmo uma bela palmeira no canto de uma sala transformam a atmosfera do lar. Além de perfumar, as flores podem ser usadas, também, para alinhar a decoração com a estação do ano em curso, lembra a arquiteta Ieda Korman.
 
Biombo; sala dos anos 1950 - Getty Images - Getty Images
Você não precisa deixar a casa 'cinquentinha', biombos combinam com outros estilos
Imagem: Getty Images
Coloque um biombo - Quer dar um toque diferente e especial a um quarto ou closet? Que tal investir em um biombo? Esse tipo de móvel nem sempre custa muito e dá um toque étnico ou moderno ao cômodo, sem deixá-lo caricato. A dica é das arquitetas Aline e Denise Bernacki.
 
sala; quadros na parede - Getty Images - Getty Images
Não importa o estilo, quadros são sempre bem-vindos
Imagem: Getty Images
Leve arte para as paredes - "Assim como cortinas, tapetes e almofadas, as obras de arte vestem a casa, dão aconchego e são capazes de transformar por completo um ambiente", afirma a arquiteta Adriana Noya. Ela conta que os pôsteres, em especial, são uma alternativa interessante para dar charme aos espaços sem exigir investimentos muito altos. Na hora de escolher a obra para adornar a parede, Noya lembra que a peça não precisa combinar exatamente com o tapete ou a cortina: o mais importante é que traduza a personalidade do morador.
 
Cama; roupas de cama bonitas; renovar roupas de cama; lençóis - Getty Images - Getty Images
Mantenha a coerência com a linha decorativa, mas inove
Imagem: Getty Images
Renove a roupa de cama - Trocar a roupa de cama é a solução mais certeira e fácil para renovar o quarto. Seu enxoval é todo claro ou floral? Que tal experimentar uma colcha com cores mais quentes ou com estampas mais modernas, como listras? Nesse caso, não se esqueça da praticidade e prefira tons que possam ser coordenados com as demais peças, como edredons. Alternativa para recompor o dormitório é investir em capas de cobertores e em almofadas, bem como em pequenos bibelôs e luminárias de apoio.
 
 
Rearrumação da casa; moção de móveis - Getty Images - Getty Images
Trocar as coisas de lugar pode de mostrar no 'novo lar'
Imagem: Getty Images
Experimente novas perspectivas - A arquiteta Ieda Korman lembra que, muitas vezes, basta mudar o posicionamento dos móveis para sentir uma enorme diferença no ambiente. O mesmo vale para objetos, como vasos e adornos. Tente! A simples alteração de 'layout' pode arejar o espaço, dar ideia do que você realmente usa e precisa, além de fazer com que você descubra novas formas de morar em seu próprio lar.
Papel de parede; instalação de papel de parede - Getty Images - Getty Images
Papel de parede faz menos sujeira que pintura, que tal?
Imagem: Getty Images
Pense em adesivos e papel de parede - Colocar papel de parede é uma solução que traz um grande impacto visual e é relativamente fácil de executar. Não faz sujeira e não requer investimento muito alto, dependendo do padrão escolhido e do tamanho da parede que se quer cobrir. Os adesivos também são bons recursos para quem quer imprimir graça em paredes lisas, geladeiras e portas de armários. E estes, sim, são consideravelmente mais baratos que a pintura, os tecidos e o próprio papel de parede.
 
Iluminação; iluminação zen - Getty Images - Getty Images
Lugares que você não pensa em iluminar: os seixos no jardim
Imagem: Getty Images
Faça um upgrade na iluminação - A iluminação é um elemento chave para a valorização da decoração. Por isso, observe se o seu ambiente tem boa oferta de luz (artificial e natural), com iluminação confortável e condizente com o clima que se quer  ter (mais claro, íntimo, suave ou vibrante). Pendentes, arandelas e abajures nem sempre custam muito e, quando bem utilizados, podem fazer “milagres” pelos ambientes.
 
Fontes: Adriana Noya, arquiteta;  Aline e Denise Bernacki, arquitetas da Bernacki Arquitetura; Graziela Garavati, designer de interiores; e Ieda Korman, arquiteta.