Topo

Veja dez itens esquecidos na faxina e aprenda truques para limpá-los

Durante a faxina, não esqueça um cantinho sequer! Limpe com cuidado cada superfície - Getty Images
Durante a faxina, não esqueça um cantinho sequer! Limpe com cuidado cada superfície Imagem: Getty Images

Juliana Nakamura

Do UOL, em São Paulo

27/02/2015 07h02

A faxina começa: chão encerado, vaso sanitário desinfetado, espelhos tinindo, móveis sem pó. Tudo parece superlimpo, até que você repara que esqueceu de espanar aquele espaço mínimo sobre os batentes das portas. A tarefa está finalmente completa, mas, quando você se vira avista um pouquinho mais de poeira sobre as pás do ventilador. Da cozinha ao banheiro, sempre há um cantinho que costuma ser esquecido durante a limpeza da casa. O UOL Casa e Decoração listou dez "negligenciados" e reuniu dicas de como limpá-los adequadamente. 

ventilador; ventilador antigo - Getty Images - Getty Images
Seja de teto ou de mesa, ventiladores acabam com pó
Imagem: Getty Images
1) Pás de ventilador - Quando não são limpos, os ventiladores acabam por espalhar partículas de pó pelo ambiente. Em casos mais graves, o peso extra da sujeira demanda mais esforço do motor, comprometendo o funcionamento. Mas higienizar o eletrodoméstico não é tarefa complicada: após desconectá-lo da tomada e retirar a grade de proteção, limpe as pás com um pano úmido. No caso dos modelos de teto, antes de começar a manutenção, proteja o chão com um saco plástico ou algumas folhas de jornal. Em seguida, utilize um pano limpo, que não solte fiapos, para retirar a poeira e, claro, tome cuidado para não cair da escada.

2) Máquina de lavar roupas - Os fabricantes de lavadoras recomendam a manutenção interna do equipamento a cada dois meses. Para tanto, na máquina vazia, despeje meio litro de água sanitária diretamente no cesto. Selecione o programa de lavagem rápido e deixe o eletrodoméstico realizar o serviço completo. Semanalmente, limpe o lado externo da máquina com pano úmido. Jamais utilize álcool, removedores ou substâncias abrasivas, que podem danificar o equipamento.

O home office planejado pelos escritórios FGMF Arquitetos e a CR2 Arquitetura tem vista para o jardim da casa e é beneficiado por abundante luz natural. Para complementar a iluminação, um pendente sobre a mesa e um plafon garantem tanto luz direta quanto indireta - Fran Parente/ Divulgação - Fran Parente/ Divulgação
Plafons de embutir ou sobrepor devem ser limpos regularmente
Imagem: Fran Parente/ Divulgação
3) Plafons de vidro - Poeira e insetos mortos diminuem a eficiência e comprometem a beleza de luminárias, especialmente dos plafons. Por isso, vale manter a limpeza dessas peças em dia. Comece a faxina desligando a chave geral de energia. Então, desparafuse ou desencaixe a cúpula e limpe a lâmpada com um pano macio e, em seguida, lave o corpo de vidro com água e detergente. Após enxaguada e seca, reinstale a peça.

rodapé; limpeza de rodapé - Getty Images - Getty Images
Se forem de madeira, passe cera ou lustra-móveis nos rodapés
Imagem: Getty Images
4) Rodapés e batentes de portas - Muitas vezes esquecidos, os batentes de portas e rodapés acumulam pó, fuligem e marcas de dedos. Para higienizá-los, basta passar um pano bem enxuto para retirar o pó. Para eliminar manchas, o recomendado é usar uma esponja macia úmida com sabão de coco e finalizar com um pano úmido. Batentes de portas envernizadas podem receber, também, acabamento com lustra móveis ou cera incolor em pasta.

equipamentos de limpeza - Getty Images - Getty Images
Qualquer item de limpeza precisa... de limpeza. Por isso tire os cabelos da vassoura
Imagem: Getty Images
5) Esponjas de limpeza - Todos os utensílios de limpeza exigem manutenção cuidadosa para não espalhar germes e sujeira pela casa. Mas, talvez, o caso da esponja de cozinha seja o mais grave, pois ela acaba ficando na pia, molhada e, muitas vezes, com resíduos de sabão e alimentos. Para deixá-la "limpinha", lave-a com água corrente e detergente. Em seguida, deixe a ferramenta imersa por cinco minutos em um recipiente com a solução de uma colher de água sanitária para meio litro de água. Retire a esponja do "molho" e lave-a novamente em água corrente. Aperte bem para retirar toda a umidade e guarde-a em local seco.

Limpeza da geladeira; borracha de geladeira - Getty Images - Getty Images
Não use itens cortantes e perfurantes para limpar a borracha e mantenha-a seca
Imagem: Getty Images
6) Borracha da geladeira - A vedação da porta é fundamental para o bom funcionamento do refrigerador e mantê-la limpa não é complicado. Primeiro, desligue o aparelho da tomada e higienize a borracha com uma esponja macia e detergente. Para locais de difícil acesso, utilize uma escova de dentes ou de cerdas macias. A seguir, com um pano úmido e sabão neutro, realize a limpeza do interior do eletrodoméstico, dando especial atenção à superfície onde a borracha encosta. Seque bem o local com a ajuda de um pano limpo, macio e que não solte fiapos. Só então religue o aparelho.

controle remoto - Getty Images - Getty Images
Usar não deixa os controles limpos, faça-o semanalmente
Imagem: Getty Images
7) Controle remoto da TV - Bastante manuseados, os controles remoto são, muitas vezes, esquecidos na faxina cotidiana. Corrija isso limpando o aparelho com uma pasta preparada pela mistura de bicarbonato de sódio e água em partes iguais, aplicada com muito cuidado. Utilize um palito ou cotonete para alcançar as áreas mais difíceis. Quando terminar, passe um pano macio e seco para remover qualquer resquício da solução de limpeza.

interruptor; criança acendendo ou apagando a luz - Getty Images - Getty Images
Para limpar esses itens, desligue a energia elétrica
Imagem: Getty Images
8) Interruptores e tomadas -  Manuseados inúmeras vezes em uma semana, interruptores acabam acumulando mais do que poeira, tendem a ficar engordurados e a ter em si incrustado todo o tipo de sujeira.  Porém, a limpeza dessas  peças, assim como a das tomadas é simples, mas exige cuidados básicos para evitar manchas nas paredes. O ideal é utilizar apenas pano limpo e úmido, quase seco. Sujeiras em cantinhos de difícil acesso podem ser removidas com cotonete embebido em água e sabão. Todavia, não se esqueça de que este processo de limpeza mistura água e eletricidade. Logo, é importante que a energia seja previamente desligada.

varal; varal de chão - Getty Images - Getty Images
Não limpar o varal pode sujar as roupas recém-lavadas
Imagem: Getty Images
9) Varal de teto ou de chão - Como raramente vemos a parte de cima do varal de teto (ou pouco pensamos sobre esse item tão manuseado), a sujeira impregnada acaba passando despercebida. Mas é importante removê-la de tempos em tempos, sob o risco de manchas e sujeiras macularem as roupas recém-lavadas. Faça isso com a ajuda de um pano embebido em limpador instantâneo: esfregando-o vareta por vareta e em toda a borda do varal.

janela; janela a ser limpa; trilhos da janela; flor na janela - Getty Images - Getty Images
Poeira acumulada pode causar problemas ao abrir e fechar
Imagem: Getty Images
10) Trilhos das esquadrias - A limpeza periódica dos trilhos de janelas e portas é necessária para evitar o acúmulo de poeira, que, com o passar do tempo, se transforma em crostas de difícil remoção, comprometendo o fechamento e a abertura. Para faxinar essas corrediças e encaixes, não use objetos cortantes ou perfurantes, prefira o auxílio de um pincel de cerdas macias. A higienização dos requadros pode ser feita com uma solução de água e detergente, aplicada com esponja ou pano macios.

Fontes: Eliana Gera, diretora de Operações da House Shine; Marco Lisboa, presidente da VIP House Mais no Brasil; e Solange Monteiro, organizadora doméstica.