Topo

Família produz quase três toneladas de alimentos orgânicos no quintal

Justin Dervaes (foto), seu pai e suas duas irmãs mantêm a horta orgânica no quintal - Divulgação/ Urban Homestead®
Justin Dervaes (foto), seu pai e suas duas irmãs mantêm a horta orgânica no quintal Imagem: Divulgação/ Urban Homestead®

Karine Serezuella

Do UOL, em São Paulo

13/04/2015 07h03

Já imaginou cultivar no quintal de casa mais de 400 espécies de hortaliças, legumes, ervas e frutas? É o que faz a família Dervaes num terreno com 362 m² em Pasadena, na Califórnia (EUA). Fundado pelo patriarca, Jules Dervaes, o projeto Urban Homestead® produz por ano em média 2.7 mil quilos de alimentos frescos. No quintal, além da horta orgânica e do pomar, há criações de abelhas, galinhas, patos e cabras, que garantem outros mantimentos (mel, ovos e leite) para o sustento desta família vegetariana.

Tchau, gramado! Bem-vinda, horta!

Jules Dervaes sempre se preocupou com o futuro de sua família e com o meio ambiente onde vivem. Após enfrentar um período de seca no sul da Califórnia, no início dos anos 1990, Dervaes resolveu remover o gramado do quintal e substituí-lo por ervas e flores silvestres, que, anos mais tarde, se transformariam em sua próspera horta orgânica.

Em um primeiro momento, os alimentos derivados da “mini fazenda” doméstica eram destinados apenas ao consumo da família. Porém, com o passar dos anos, o solo do terreno urbano, antes duro e pouco fértil, tornou-se uma terra rica em nutrientes, o que gerou o aumento da produção. O cultivo excedente ('in natura' e em conservas) passou a ser comercializado para os vizinhos e, então, para moradores de toda a cidade, além de fornecedores e restaurantes locais. A fazendinha "de quintal" havia se transformado em um negócio bem-sucedido.

Autossuficiente e sustentável

Além da lavoura e da criação de animais, a família Dervaes gera energia através de um sistema de captação solar, aplica a compostagem para fabricação de adubo orgânico e produz biodiesel pela reciclagem de óleos de fritura. Em resumo, a ideia inicial de cultivar sua própria comida se consolidou em um projeto bem mais amplo, pautado na autossuficiência e na sustentabilidade ambiental ao alcance de uma família comum, com recursos médios e bastante disposição.

Urban Homestead em números

  • 362 metros quadrados é a extensão do quintal da família Dervaes
  • 400 variedades de espécies. A horta orgânica reúne esse tanto de plantas no quintal
  • 800 metros quadrados é a metragem total do terreno onde fica a casa
  • 2700 quilos de vegetais por ano é a quantidade média de alimentos orgânicos colhidos
  • 20000 dólares é o valor médio bruto anual alcançado com a venda dos produtos

Para manter a produtividade, Jules Dervaes conta com o trabalho dos seus três filhos Anais, Justin e Jordanne e com a ajuda esporádica de voluntários locais. Em 2001, os Dervaes criaram um site para o projeto, com o intuito de documentar e compartilhar as experiências da família, além de inspirar outras empreitadas como a deles. Se você foi cativado pela história dessa família norte-americana, veja a seguir as dicas de Jordanne e seu pai, Jules, para colocar em prática a ideia de um “quintal produtivo”.