Topo

Gostinho de fazenda: veja como instalar um fogão a lenha em casa

Karine Serezuella

Do UOL, em São Paulo

20/07/2015 07h03

Você adora o sabor de uma refeição preparada no fogão a lenha? Além de deixar a comida apetitosa, esse tipo de fogão aquece o ambiente nos dias mais frios e decora o espaço deixando-o aconchegante. Mas ao instalá-lo é preciso atenção ao local, à chaminé e a outros itens importantes, como o material de construção. Para ajudá-lo, o UOL Casa e Decoração conversou com especialistas e traz dicas para você ter o gostinho caipira em casa!

Onde colocar?

Espaço criado pelo arquiteto Giuseppe Cafasso - Divulgação - Divulgação
A área externa criada por Giuseppe Cafasso tem fogão a lenha, além de churrasqueira e forno de pizza
Imagem: Divulgação

Em casas, o fogão a lenha pode ser instalado na cozinha ou em áreas externas cobertas, porém, qualquer que seja o espaço, as dimensões devem ser adequadas ao espaço disponível. Há modelos executados em alvenaria e os prontos, em ferro fundido com ou sem acabamento esmaltado. Mas lembre-se: todos eles precisam de uma chaminé que elimine o vapor e os resíduos decorrentes da queima da lenha, levando-os para fora do ambiente. Por isso, avalie bem onde colocar o fogão, para que a vazão da fumaça não gere transtornos tanto para você quanto para seus vizinhos.

Posso colocar no meu apê?

Sim, você pode ter um fogão a lenha em seu apartamento, desde que o condomínio autorize a instalação e que o edifício tenha um sistema central de exaustão que direcione a saída da fumaça. Considere também a questão da sobrecarga: esse tipo de equipamento é pesado, os de alvenaria, por exemplo, atingem a média 1.500 quilos. Em vista disso, consulte um profissional habilitado (arquiteto ou engenheiro) que determine o melhor local e o modelo de fogão adequado à estrutura do seu imóvel.

Fontes: Evandro Carbonari, sócio administrador da empresa Tijolaria Carbonari; Fabiana Visacro, designer de interiores; Giuseppe Cafasso, arquiteto e Jonas Weis da Silva, supervisor de vendas da fabricante Venax.