Casa e decoração

Gostinho de fazenda: veja como instalar um fogão a lenha em casa

Karine Serezuella

Do UOL, em São Paulo

20/07/2015 07h03

Você adora o sabor de uma refeição preparada no fogão a lenha? Além de deixar a comida apetitosa, esse tipo de fogão aquece o ambiente nos dias mais frios e decora o espaço deixando-o aconchegante. Mas ao instalá-lo é preciso atenção ao local, à chaminé e a outros itens importantes, como o material de construção. Para ajudá-lo, o UOL Casa e Decoração conversou com especialistas e traz dicas para você ter o gostinho caipira em casa!

Onde colocar?

Divulgação
A área externa criada por Giuseppe Cafasso tem fogão a lenha, além de churrasqueira e forno de pizza Imagem: Divulgação

Em casas, o fogão a lenha pode ser instalado na cozinha ou em áreas externas cobertas, porém, qualquer que seja o espaço, as dimensões devem ser adequadas ao espaço disponível. Há modelos executados em alvenaria e os prontos, em ferro fundido com ou sem acabamento esmaltado. Mas lembre-se: todos eles precisam de uma chaminé que elimine o vapor e os resíduos decorrentes da queima da lenha, levando-os para fora do ambiente. Por isso, avalie bem onde colocar o fogão, para que a vazão da fumaça não gere transtornos tanto para você quanto para seus vizinhos.

Posso colocar no meu apê?

Sim, você pode ter um fogão a lenha em seu apartamento, desde que o condomínio autorize a instalação e que o edifício tenha um sistema central de exaustão que direcione a saída da fumaça. Considere também a questão da sobrecarga: esse tipo de equipamento é pesado, os de alvenaria, por exemplo, atingem a média 1.500 quilos. Em vista disso, consulte um profissional habilitado (arquiteto ou engenheiro) que determine o melhor local e o modelo de fogão adequado à estrutura do seu imóvel.

Como instalar seu fogão a lenha

  • Busque mão de obra especializada

    Para fogões a lenha pré-moldados em alvenaria, contrate um profissional capacitado. A pessoa sem conhecimento técnico pode não conseguir montar a estrutura ou, pior, pode fazer a instalação de maneira incorreta, acarretando danos ao fogão e acidentes. No caso de modelos prontos, não é necessário contratar especialistas, apenas busque uma empresa do ramo para fazer a montagem dos tubos da chaminé.

  • Chaminé sem transtornos

    A saída da chaminé deve ficar, no mínimo, um metro acima da cumeeira (parte mais alta do telhado). Quanto mais alta e reta, mais eficaz será a saída da fumaça. Mas atenção: recomenda-se uma distância mínima de 3,5 metros da base da peça até o final da chaminé para impedir que o vento desça pelo duto e atinja o corpo do fogão. Utilize também o "chapéu" para possibilitar a movimentação do vapor.

  • Cuidados na instalação

    Não coloque seu fogão a lenha ao lado de refrigeradores e próximo a materiais inflamáveis como cortinas e panos de prato. Evite locais com correntes de ar, em frente a portas ou janelas. Nunca o instale em áreas de passagem e, no caso dos modelos prontos, de ferro fundido, respeite a distância mínima de 20 cm entre o fogão e as paredes ou móveis.

  • Atenção ao piso e às paredes

    Nunca instale seu fogão sobre pisos plásticos ou carpetes. O ideal são os acabamentos frios (porcelanatos ou outras cerâmicas) que não incendeiam. No caso de assoalhos de madeira, providencie um apoio não inflamável para colocar sob a peça, com sobra de pelo menos um metro em volta do fogão. As paredes devem ser em alvenaria, revestidas também por materiais que não pegam fogo.

  • Dicas para maior eficiência

    Nivele corretamente o fogão para que a queima da lenha, o fluxo do calor e a saída da fumaça sejam eficientes. Instale a curva da chaminé o mais próximo do fogão possível e efetue uma boa vedação na junção dos dutos. Utilize o mínimo de curvaturas nos encanamentos de saída da fumaça para a chaminé, assim você impede a entrada do chamado "ar falso", que prejudica o desempenho do equipamento.

Fontes: Evandro Carbonari, sócio administrador da empresa Tijolaria Carbonari; Fabiana Visacro, designer de interiores; Giuseppe Cafasso, arquiteto e Jonas Weis da Silva, supervisor de vendas da fabricante Venax.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Blog Casa de Viver
Blog Casa de Viver
do UOL
Blog Casa de Viver
do UOL
Blog Casa de Viver
Folha de S.Paulo
Folha de S.Paulo
do UOL
Blog Casa de Viver
do UOL
do UOL
Blog Casa de Viver
do UOL
UOL Estilo
do UOL
Blog Casa de Viver
do UOL
do UOL
Blog Casa de Viver
do UOL
UOL Estilo
do UOL
Blog Casa de Viver
BBC
UOL Estilo
UOL Estilo
do UOL
Blog Casa de Viver
do UOL
Blog Casa de Viver
do UOL
do UOL
Blog Casa de Viver
do UOL
do UOL
Blog Casa de Viver
do UOL
BBC
do UOL
Casa e Decoração
Blog Casa de Viver
do UOL
do UOL
do UOL
UOL Estilo
do UOL
Topo