Topo

Casa montada em contêiner de 28 m² tem estante multiuso

O arquiteto Felipe Soares criou uma casa bem resolvida dentro de um contêiner de 28 m² - Jomar Bragança/ Divulgação
O arquiteto Felipe Soares criou uma casa bem resolvida dentro de um contêiner de 28 m² Imagem: Jomar Bragança/ Divulgação

Do UOL, em São Paulo

20/09/2015 09h00

Você moraria em um contêiner com apenas 28 m²? E se essa metragem tão modesta comportasse uma casa compacta, mas que possui todos os ambientes básicos (e bem equipados) de um lar convencional?

casa Box 16 de Felipe Soares na Casa Cor Minas 2015 - Jomar Bragança/ Divulgação - Jomar Bragança/ Divulgação
A estante de 9 metros agrupa várias funções como cozinha, mesa e guarda-roupa
Imagem: Jomar Bragança/ Divulgação

Esse foi o desafio de Felipe Soares na edição 2015 da Casa Cor Minas. Para que as necessidades fossem atendidas, o arquiteto projetou uma estante de nove metros que atravessa o contêiner e abriga cozinha, mesa, tanquinho para lavar roupas e armário, além, é claro, de livros. A casa Box 16 tem ainda uma salinha com sofá, um quarto e um banheiro completo.
 
A caixa
 
Algumas intervenções no contêiner deram ao projeto uma aparência de casa-padrão: uma das laterais foi removida e substituída pelo fechamento em vidro e uma janela longilínea foi inserida em outra face da fachada.
 
A fim de obter isolamento termoacústico adequado para os interiores da morada, a estrutura recebeu um revestimento em lã de PET, feito a partir do reaproveitamento de mais de 12 mil garrafas.
quarto e banheiro da casa Box 16 de Felipe Soares na Casa Cor Minas 2015 - Jomar Bragança/ Divulgação - Jomar Bragança/ Divulgação
A casa-contêiner comporta um banheiro pequeno e um quarto com cama confortável
Imagem: Jomar Bragança/ Divulgação
Ficou interessado? O projeto pode ser visitado até 6 de outubro de 2015, na Avenida das Latânias, 30, em Belo Horizonte. Para obter outras informações, acesse o site da mostra.