Casa e decoração

Cozinha integrada é furada ou uma boa ideia? Moradores e arquitetos opinam

Junior Lago/ UOL
A cozinha integrada do apê de Oshry e Bruno permite a desejada interação ao cozinhar Imagem: Junior Lago/ UOL

Karine Serezuella

Do UOL, em São Paulo

02/10/2015 07h04

Grande parte dos novos apês oferece a opção "cozinha integrada" aos futuros moradores, em especial, quando a metragem é baixa. Na moda, o formato também é visto em projetos de reformas. Mas será que uma cozinha totalmente aberta é boa alternativa ou tem pontos negativos que fazem da proposta uma furada? O UOL Casa e Decoração conversou com moradores e arquitetos e aponta vantagens e desvantagens da conhecida cozinha americana. Veja as opiniões, deixe seu comentário e participe da enquete: vale a pena ter uma?

Cozinha integrada: vale a pena ter uma?

Resultado parcial

Total de votos
Total de votos

Integrar é ampliar e interagir?

Há quase três anos, quando Oshry Vidal Lourenço estava decidindo com seu futuro (e hoje) marido, Bruno, a compra do apartamento em São Paulo (SP), uma vontade era certa: ter uma cozinha integrada. “Não queria ficar isolada dos outros enquanto estivesse cozinhando”, diz a gerente de vendas. Além de permitir a desejada interação com as visitas, a ligação do compacto espaço à sala de estar também “ampliou” os 95 m² do imóvel.
 
"Em apartamentos pequenos, quando a planta admite a mudança, sempre sugerimos integrar para ganhar amplitude", explica a arquiteta Débora Dalanezi, do escritório Sesso & Dalanezi. E este é um dos aspectos positivos indicados pela cozinheira Alessandra Legnare ao falar sobre a cozinha de seu apartamento com 60 m²: “Integrar foi a saída perfeita para driblar o espaço minúsculo, quase claustrofóbico. O cômodo aberto parece ser mais amplo, embora seja apenas um corredor”. 
 
Junior Lago/ UOL
Cozinha integrada da cozinheira Alessandra Legnare, que tem problemas com a fumaça Imagem: Junior Lago/ UOL
Nem tudo é uma maravilha?
 
No primeiro semestre desse ano, Silvia Santiago Darakjian resolveu reformar a cozinha do apê com generosos 250 m². Na ocasião, a dentista poderia ter integrado o ambiente de 16 m² à copa e à sala de jantar, mas preferiu mantê-lo fechado, porque não se imaginava cozinhando em um espaço aberto. "Acho mais tranquilo dessa forma, não tenho a preocupação de deixar sempre tudo organizado, além de não me preocupar com questão do cheiro", diz Silvia.
 
Embora adore o formato de sua cozinha, Alessandra tem problemas com esse último ponto levantado por Silvia: os odores (e também a gordura) do cozimento dos alimentos. No caso da Alessandra, o projeto não prevê uma saída externa para coifa, por isso, o aparelho é usado como um exaustor comum, o que não garante plena eficiência. "Se o preparo da comida gerar fumaça, por exemplo, ao fritar um hambúrguer, a sala vai ficar com uma névoa e o chão vai engordurar, a menos que exista uma coifa bem potente. Um exaustor não resolve o problema", alerta.
 
Junior Lago/ UOL
Silvia Santiago Darakjian em sua cozinha Imagem: Junior Lago/ UOL
Quatro ingredientes para uma cozinha integrada
 
1. Armários planejados
Em uma cozinha integrada, a organização é primordial. Para ficar bonito, nem tudo pode ficar à mostra. Assim, analise bem o espaço e os itens que você já tem. Planeje armários para guardar os utensílios (até mesmo um lugar para esconder o escorredor de louças, quando ele não estiver em uso) e aparelhos como batedeiras e liquidificadores e cogite embutir os eletrodomésticos maiores como forno, geladeira, fogão e micro-ondas.
 
2. Uma coifa potente
Mesmo que o local tenha boa ventilação natural, invista em uma coifa com potência e tamanho suficiente para a metragem do seu espaço. Por exemplo, fogões de quatro bocas são atendidos por aparelhos com largura de 60 cm, enquanto os fogões e cooktops com até seis bocas costumam pedir coifas com 90 cm. Se no imóvel não tiver o duto de saída para o equipamento e o condomínio não permitir mudança na fachada, uma possibilidade é direcionar o tubo até um caixilho existente, como foi feito no apartamento do casal Oshry e Bruno. Mas antes de tomar uma decisão, fale com o síndico para verificar se existem regras preestabelecidas sobre a instalação e consulte um arquiteto ou engenheiro para a execução de qualquer adaptação ou reforma.
 
3. Decoração bem pensada
Ao quebrar a parede (atenção! Antes de sair quebrando, também consulte um engenheiro ou arquiteto para checar se é possível e segura a reforma) e integrar a cozinha, você vai precisar redecorar o espaço para que o visual seja harmonioso. Por exemplo, planeje piso e iluminação alinhados aos demais ambientes e aplique cores e revestimentos que “conversem” com o restante das áreas sociais. 
 
4. Lava-louças
Tenha uma lava-louças para que a bancada e a pia não fiquem abarrotadas de utensílios usados no preparo das refeições. Nos dias em que estiver recebendo visitas, à medida que for cozinhando e servindo, coloque os itens sujos dentro do aparelho, deixando as superfícies limpas e organizadas. A lavadora encheu? Organize os objetos que não couberam na primeira leva dentro da cuba, que deve ser daquelas mais fundas. 
 
Fontes: Débora Dalanezi, arquiteta do escritório Sesso & Dalanezi e Lilian Darakjian, arquiteta do escritório Arquitetário.
 

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.title}}

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

do UOL
Folha de S.Paulo
Folha de S.Paulo
do UOL
Casa e Decoração
Casa e Decoração
do UOL
do UOL
do UOL
UOL Estilo
do UOL
Erratas
do UOL
do UOL
do UOL
Revista Ana Maria
do UOL
do UOL
Projetos
do UOL
Projetos
do UOL
Projetos
do UOL
Casa e Decoração
UOL Estilo
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
BBC
do UOL
do UOL
Casa e Decoração
do UOL
do UOL
do UOL
Topo