Topo

Igor Rickli põe a mão na massa e reforma sua própria casa; veja a história

Thalita Peres

Do UOL, em São Paulo

11/08/2016 06h59

É em um clima de paz e amor na companhia da mulher, a cantora Aline Wirley, do filho Antônio, três cachorros e duas gatinhas, que o ator Igor Rickli vive, há cinco anos, em sua casa no Rio de Janeiro. O vilão Marek, da novela "A Terra Prometida", da Record, cresceu no interior do Paraná e sentia falta do contato com a natureza quando morava em um apartamento na capital fluminense. 

Paixão à primeira vista
 
Quando soube por um amigo que havia uma casa abandonada há mais de 15 anos em uma região quase rural da metrópole, não teve dúvidas: comprou o imóvel, arregaçou as mangas e fez ele mesmo a reforma necessária. "A casa é simples e antiga. Quando vimos o local, nos apaixonamos. Ela é uma extensão da nossa alma. Reformamos nós mesmos, o imóvel não tinha mais porta, água ou luz... Não tivemos decorador, nem arquiteto. Muitos móveis encontramos em antiquários, pintamos e reformamos. Só não fiz a elétrica e a hidráulica", conta o galã. 
 
Superando os perrengues, o casal pegou a enxada, tomou banho frio, limpou o jardim, lixou e pintou paredes. Muitas coisas aprenderam como fazer através de vídeos pela Internet. "Foi muito divertido, apesar de tudo. Um clima bem descontraído. Parecia aquele filme 'Um Dia a Casa Cai'. Pretinha [como carinhosamente chama a mulher, Aline] e eu aprendemos a sambar com as dificuldades da vida, sem brigas, em parceria. Por exemplo, não dava para cozinhar em casa, então, pegávamos a quentinha em uma comunidade aqui ao lado enquanto fazíamos a reforma. Foi muito legal mesmo", lembra. 
 
Um lugar para se sentir bem
 
O living é o espaço favorito de Igor: amplo e aconchegante, é lá que os brinquedos de Caramelo [apelido do filho, Antônio] ficam espalhados e que o casal recebe os amigos. "Na sala fica um piano que eu gosto bastante de tocar. Também é o 'playground' da família. Nosso lar é um lugar muito especial, que proporciona muitos encontros. Quando tem gente triste, é só vir para cá", afirma.
 
Se na trama bíblica o personagem de Igor é prepotente e vaidoso, na vida real o ator é completamente o oposto: pé no chão e pronto para botar a mão na massa. "Reformei o banheiro, se precisar, reformo a cozinha também. Estou sempre inventando moda. Sou meio maluco para fazer mudanças... Meu próximo passo é aprender a fazer marcenaria e construir peças como mesas e aparadores."