Topo

Limpe os pisos de madeira da forma correta, eliminando até manchas difíceis

Getty Images
Imagem: Getty Images

Karine Serezuella

Colaboração para o UOL, em São Paulo

14/10/2016 16h24

Diversas são as opções de produtos para a limpeza do chão da casa na prateleira do supermercado, por isso, surge a dúvida: o que posso usar nos pisos laminados e nos de madeira natural? E como faço para higienizar sem causar danos ao material? 

Tipos de piso

O piso de madeira natural, como o próprio nome diz, é produzido a partir do lenho espesso, apenas tratado e cortado para ser usado como revestimento e, geralmente, apresentado na forma de tacos ou assoalhos, como o de tábuas corridas. De acordo com a palestrante da empresa Help Personal Assistant - especializada em organização residencial e empresarial -, Heloisa Sundfeld, a grande vantagem deste material é a possibilidade de raspagens para a renovação da superfície no correr do tempo de uso. A desvantagem, porém, é o alto custo do produto.

Mais fino do que o revestimento maciço, o carpete de madeira é composto por uma folha natural, colada e prensada a uma base de fibra lenhosa processada e misturada a materiais sintéticos, os chamados compensados, aglomerados, MDF's ou similares. Por sua vez, o laminado, aparentemente semelhante ao carpete, tem em sua composição, além da madeira, uma fina lâmina de papel revestida por resinas termoestáveis (melamínica ou fenólica), que lhe confere elevada resistência.

Para os laminados, em específico, existe no mercado uma série de limpadores desenvolvidos pelas próprias marcas produtoras do revestimento e que prometem retirar sujeiras mais difíceis e conservar a qualidade do piso. Mas a organizadora Ingrid Lisboa ressalta: para uma higienização eficiente, basta usar um pano umedecido em uma solução de água e detergente neutro, sempre bem torcido. Assim, para tirar as dúvidas que sempre surgem ao faxinar, o UOL preparou um guia prático que pode ajudar a evitar erros comuns e, até, economizar na listinha da limpeza.

Como limpar

A manutenção dos pisos laminados e dos carpetes de madeira é bem simples. Para a limpeza rotineira, use uma vassoura de cerdas macias ou aspirador de pó, seguidos por pano umedecido. "Não se deve utilizar abrasivos, cera, nem qualquer outro produto à base de silicone", alerta a gerente de marketing da Eucafloor, Flavia Athayde Vibiano.

Isso porque os produtos à base de silicone criam uma camada gordurosa sobre o revestimento, o que acarreta o aparecimento de manchas e impede uma limpeza eficaz. Enquanto os materiais abrasivos - como os saponáceos e as esponjas de aço - devem ser evitados porque riscam a superfície do piso.

"As pessoas tendem a usar produtos em excesso, algo desnecessário e que acaba por causar danos ao material", alerta Lisboa, que também não aconselha o uso de limpadores multiuso, que - em decorrência do uso contínuo - podem ocasionar manchas leves no piso.

Atente-se: o excesso de água pode levar ao inchaço da superfície, por isso, ao umedecer o pano em uma solução de 5 l de água para uma colher de sopa de detergente neutro, torça-o bem, deixando-o sequinho. Se na casa houver algum animal doméstico, adicione à solução três colheres de sopa de vinagre de vinho branco. "O vinagre serve como desinfetante e higieniza o ambiente", explica a organizadora.

No entanto, para os pisos de madeira natural, o pano, mesmo enxuto, não é indicado. Sundfeld, explica que este procedimento pode provocar uma remoção do rejunte - resinas e vernizes -, resultando em rachaduras. Portanto, para a limpeza diária, use somente panos secos, aspirador de pó ou ainda vassoura macia.

Tire as manchas

Para tirar manchas mais difíceis, de laminados e carpetes de madeira, experimente primeiro tentar limpar com o próprio pano torcido, esfregando a área suja pontualmente e com maior intensidade, usando as mãos. Para alguns tipos de sujeiras no piso laminado, use produtos específicos:

  • Para limpar manchas de suco de uva, vinho e café, uma alternativa à água com sabão neutro é a solução composta por 50% de água morna e 50% de álcool, dispensada sobre a sujeira através de pano úmido;
  • No caso de manchas de óleo ou gordura, aplique detergente do tipo desengordurante (puro) diretamente sobre o local e, em seguida, retire o excesso do produto com um pano;
  • Para remover esmalte de unha, aplique uma pequena quantidade de acetona pura sobre a sujeira, mas apenas sobre a tinta em si;
  • Utilize álcool para a remoção de manchas recentes de tinta de caneta ou mercúrio;
  • Para marcas de batom e tinta látex, basta usar a solução de água e detergente neutro;
  • Pequenas áreas sujas de tinta, verniz e graxa podem ser limpas com querosene ou aguarrás. Mas não se esqueça: para remover os resíduos do solvente, passe em seguida o pano umedecido - em solução de água e detergente neutro - e torcido.

Passo cera?

  • Laminados e carpetes de madeira não precisam ou podem ser encerados. A cera nestes tipos de piso forma uma camada de gordura junto à superfície, que podem ocasionar manchas, bem como dificultar a limpeza. 
  • Há no mercado produtos desenvolvidos para dar brilho ao piso de madeira maciça e indicação para uso eventual, mas fique sempre atento ao escolher: o melhor é verificar, junto ao fabricante do revestimento, o mais adequado.
  • Para evitar o acúmulo de cera, a quantidade dispensada deve ser mínima, para que não seja necessário, sequer, passar uma flanela seca para dar brilho.

Evite riscos

Como qualquer superfície lisa, os laminados ou carpetes de madeira podem ser riscados. O que, no caso destes pisos, quase sempre significa recuperação impossível. Por isso, se previna:

  • Na entrada dos ambientes, coloque capachos ou pequenos tapetes para conter o excesso de sujeira dos sapatos, que podem contar com partículas abrasivas - como pedras - sujeitas a riscar o piso;
  • Sob os pés de mesas, cadeiras e outros móveis aplique feltros protetores autocolantes que diminuem o atrito entre as superfícies. No caso de cadeiras com rodinhas, escolha as que possuem rodízios de poliuretano que previnem marcas no revestimento;
  • Nunca arraste os móveis, se quiser deslocá-los durante a limpeza ou reposicioná-los em uma repaginada no ambiente, peça ajuda e levante as peças.

De outro modo, os pisos de madeira maciça, quando riscados são passíveis de recuperação através de lixamento e novas demãos de vernizes e resinas. Para fazer o serviço, procure uma empresa especializada. Mas, também no caso de assoalhos, tacos em afins, não custa seguir o lema da prevenção e as dicas acima. O bolso agradece.