Topo

Você nunca imaginou que poderia decorar sua casa com lápis de cor

Juliana Simon

Do UOL, em São Paulo

01/11/2016 07h03

Arte ou decoração? Para muitos, esta divisão mal existe. Entre tais pessoas está a artista plástica sul-africana Jennifer Maestre, criadora de esculturas com um inusitado material: lápis de cor. O resultado são objetos coloridíssimos, inspirados em ouriços-do-mar, que são capazes de dar um toque inusitado a diferentes espaços da casa.

"Tem gente que acredita que é arte, outros acham que é só decorativo. Não é minha preocupação: enquanto as pessoas gostarem de ver as obras, estarei feliz. Desafiar-me, surpreender-me e, claro, tentar fazer essa espécie de artesanato com excelência é o que me satisfaz", afirma a artista, que já ganhou vários prêmios por seu trabalho nos Estados Unidos.

O processo

O amor pelos lápis de cor começou em 1999. Antes, as esculturas eram feitas com pregos, mas segundo Jennifer, este material a impedia de construir peças mais complexas. Hoje, as formas têm mais movimento e o lápis oferece uma vantagem especial: a infinidade de combinações cromáticas possíveis. "Primeiro uso as minhas cores favoritas e, depois, passo a seguir um tema. Por exemplo, as obras inspiradas em água terão mais azuis e verdes", explica Jennifer.

Feitas com centenas de lápis, as peças menores levam de três a quatro horas para tomar forma. Já as maiores, têm um tempo de produção que pode a chegar a dois meses. "Adoro trabalhar com outros materiais, mas também tento aproveitar toda a criatividade e potencial que os lápis podem oferecer", afirma. Para o futuro, a artista planeja esculturas com rolhas e caixas de lentes de contato. "Tenho muitas ideias e uma delas é fazer uma série de máscaras usando essas matérias-primas".