Topo

Sem mico no Ano-Novo! Veja qual taça ideal para cada tipo de bebida

Do UOL

30/12/2016 07h01

Pode até parecer frescura, mas o tipo de taça ou copo faz diferença na hora de saborear um boa cerveja ou o champanhe especial da virada de ano. O desenho do recipiente intensifica o gosto e o aroma da bebida. Tá tudo bem, se você quiser usar o bom e velho copo de requeijão, mas se preferir aproveitar melhor a bebericação do Réveillon, o UOL te dá dicas sobre a melhor taça para a hora do tintim.

Flûte, o ideal

Para tomar champanhe ou outro tipo de espumante a escolha certa é o flûte, aquela taça comprida e fininha. Ela é a ideal, porque as borbulhas podem ser apreciadas com mais qualidade e por mais tempo. Outro ponto positivo é que a haste longa afasta a mão do bojo e mantem a bebida fresquinha.

Taças de champanhe: flûte e Maria Antonieta - Divulgação - Waterford/ Montagem UOL - Divulgação - Waterford/ Montagem UOL
Taças do tipo flûte (à esq.) e Maria Antonieta usadas para beber champanhe
Imagem: Divulgação - Waterford/ Montagem UOL
Taça Maria Antonieta, charme vintage

A taça coupe ou "Maria Antonieta" é aquela baixinha, com a boca bem aberta. Esse modelo foi muito utilizado até a década de 70, tanto para o consumo de champanhe, quanto para servir alguns drinques, mas ela não é a opção mais acertada para espumantes: como o contato da bebida com o ar é bem maior, a "perlage" se dissipa rapidamente. Também há a questão do aquecimento da bebida, pela proximidade com a mão.

Nos últimos anos, porém, essas simpáticas tacinhas têm voltado à moda, por seu aspecto retrô. Uma curiosidade: o nome da rainha da França é usado, porque há uma lenda que diz que o copo foi moldado no formato de seus seios.