Topo

Discípulo de Burle Marx, arquiteto Haruyoshi Ono morre no Rio aos 73 anos

Haruyoshi Ono  - Divulgação
Haruyoshi Ono Imagem: Divulgação

23/01/2017 08h38

O arquiteto Haruyoshi Ono, arquiteto, diretor geral do Burle Marx Escritório de Paisagismo e aluno do icônico paisagista morreu neste domingo (22), como anunciou a página oficial da empresa. Seu escritório é respponsável, entre outras obras, pelos projetos do Museu do Amanhã, Vila dos Atletas, a revitalização da Marina da Glória e do Museu da Imagem e do Som, no Rio de Janeiro.

A nota afirma que: 

"É com tristeza e saudade que comunicamos o falecimento do nosso querido Haru. Haruyoshi Ono dedicou mais de 50 anos ao Escritório, tendo sido parceiro criativo de Roberto Burle Marx por mais de 30 anos, desenvolvendo projetos de renome no Brasil e exterior. Seus filhos, Isabela Ono e Julio Ono, a arquiteta e esposa Fatima Gomes, e seu sócio, Gustavo Leivas; que trabalham com ele há mais de 20 anos, permanecem à frente dos projetos e do acervo paisagístico, dando continuidade ao seu legado. Informaremos aqui assim que tivermos o local e horário do velório".

Segundo o hospital São Lucas Copacabana, em que Haruyoshi estava internado desde o dia 8 de janeiro, o arquiteto morreu por volta das 13h por uma hemorragia intracerebral. 

Trajetória
A partir da segunda metade dos anos 60, Haruyoshi assumiu a tarefa de "preservar a memória do mestre e de levar adiante projetos de envergadura e de inovação", diz o site da empresa. Haruyoshi entrou para o escritório em 1965 como estagiário e virou sócio em 1968, quando se formou em Arquitetura na antiga Faculdade Nacional de Arquitetura da Universidade do Brasil.

Haruyoshi atuou ao lado de Burle Marx na área de criação dos projetos e, depois da morte do mestre, Haruyoshi se tornou o titular do escritório, elaborando projetos em espaços públicos, comerciais e particulares, tanto no Brasil como no exterior.