Topo

Design e arquitetura brasileiros conquistam 9º lugar em lista de 88 países

Duna Loungechair, do Mula Preta Design - Reprodução/A" Design Award & Competition
Duna Loungechair, do Mula Preta Design Imagem: Reprodução/A' Design Award & Competition

Do UOL

25/01/2017 14h56

Não é só de futebol e carnaval que vive a imagem brasileira lá fora. Não é de hoje que o país também exporta maravilhas em design e arquitetura. Além dos projetos e peças em destaque nas vitrines mundiais, a assinatura brasileira ganha reconhecimento em premiações. O último ranking do WorldDesignRankings.com mostra o Brasil em 9º lugar numa lista de 88 países.

Este site elenca os países de acordo com o número de designers premiados no A' Design Award de 2010 a 2016. Na liderança aparece os Estados Unidos, seguidos de Turquia, China, Hong Kong, Taiwan, Itália, Grã Bretanha e Japão. O Brasil aparece na frente de grandes nomes do design, como Alemanha, França e Holanda.

Fazenda Boa Vista, de Fernanda Marques Arquitetos Associados - Reprodução/A' Design Award & Competition - Reprodução/A' Design Award & Competition
Fazenda Boa Vista, de Fernanda Marques Arquitetos Associados
Imagem: Reprodução/A' Design Award & Competition

Entre os profissionais brasileiros mais premiados estão o designer Andre Gurgel e o arquiteto Felipe Bezerra do Estúdio Mula Preta (reponsáveis por projetos como a loungechair Duna), a arquiteta Fernanda Marques (que projetou a Fazenda Boa Vista, em São Paulo), o designer Marcelo Lopes, o arquiteto Márcio Kogan (que projetou o Bar Riviera, em São Paulo), entre outros.

Bar Riviera, do studiomk27 - A' Design Award & Competition - A' Design Award & Competition
Bar Riviera, do studiomk27
Imagem: A' Design Award & Competition