Topo

Britânicos criam casa totalmente dobrável e demonstração é fascinante

Casa dobrável - Reprodução/Twitter
Casa dobrável Imagem: Reprodução/Twitter

Do UOL

19/07/2017 08h39

Imagine uma casa que pode ser toda levada em um caminhão e montada em 10 minutos? Essa é a promessa do escritório de engenharia britânico Ten Fold. Através de jogos de alavancas, a empresa promete estruturas que dobram, desdobram, para cima, para baixo e as combinações e usos possíveis são infinitos.

Um vídeo mostra a versão de 64 m², montada em poucos minutos.

 

Mas a casa pode esmagar os moradores? Os engenheiros garantem que o jogo de alavancas, apesar de facilmente manipulável, é resistente e, não, a gravidade não vai estragar tudo. Mas e os banheiros, a parte elétrica e os encanamentos? Segundo a Ten Fold, tudo pode ser adaptado dentro de cada módulo da casa.

Segundo a empresa, as primeiras unidades da “casa montável” serão entregues no fim de 2018 nos Estados Unidos e na Europa.

O preço vai depender do tamanho, complexidade e nível de conforto de cada unidade, além dos processos de adaptação ao solo e outras variantes dos locais que podem receber a estrutura e das tarifas locais. Numa primeira estimativa, as estruturas mais simples devem ficar em torno de US$ 129 mil (cerca de R$ 407 mil).