Topo

Quer ter uma "selva" de plantas em casa sem dor de cabeça? Veja dicas

Autora do livro "Minhas Plantas: Jardinagem para Todos", jornalista Carol Costa ensina a fazer uma "selva" em casa - Bruno Geraldi/Divulgação
Autora do livro "Minhas Plantas: Jardinagem para Todos", jornalista Carol Costa ensina a fazer uma "selva" em casa Imagem: Bruno Geraldi/Divulgação

Marcos Candido

Do UOL, em São Paulo

28/09/2017 04h00

Cultivar plantas em casa parece um hobby para poucos. Elas demoram a crescer (quando crescem!), morrem e você fica perdida sobre qual o melhor método para mantê-las lindas.

Mas, afinal, como ter uma selva doméstica sem tanta dor de cabeça? Para dar uma mãozinha nesta tarefa, a jornalista Carol Costa lança na segunda (2) o livro “Minhas Plantas: Jardinagem para Todos” (ed. Paralela), com truques para começar na jardinagem em casa.

A autora aponta os benefícios de ter plantas em casa: "Deixa o ambiente mais fresco e úmido, menos poluído e barulhento e, claro, muito mais bonito. A jardinagem combate a ansiedade é um dos poucos hobbies que não tem contraindicações. Qualquer pessoa pode plantar, começando com quase nada de material. Sempre digo que uma casa não é um lar sem plantas”.

Abaixo, ela divide as principais dicas para que suas plantinhas fiquem sempre bonitas:

"Não tenha mais plantas do que você dá conta de cuidar sozinho. Se está começando na jardinagem, não terceirize" - Bruno Geraldi/Divulgação - Bruno Geraldi/Divulgação
Imagem: Bruno Geraldi/Divulgação

Comprar a mais linda da vitrine não significa nada

O jeito mais certeiro de começar na jardinagem é adequar a planta à casa e não a casa à planta. Comprar uma flor ou folhagem só porque estava linda na floricultura e não saber nem o nome da planta ou quais suas necessidades básicas costuma trazer complicações: depois de algumas semanas talvez você descubra que aquela espécie linda precisa ser regada várias vezes ao dia.

Antes de cultivar, lembre-se: confira as condições do cômodo da casa - elas te darão dicas de qual planta é a melhor para você - Bruno Geraldi/Divulgação - Bruno Geraldi/Divulgação
Antes de cultivar, lembre-se: confira as condições do cômodo da casa - elas te darão dicas de qual planta é a melhor para você
Imagem: Bruno Geraldi/Divulgação

Escolha as que se adaptam melhor ao ambiente

Não existe planta melhor nem pior, e sim a que se adapta melhor a seu ambiente. Antes de tentar cultivar, tente descobrir primeiro onde é o canto da casa que você quer ter as plantas. Bate sol neste cômodo? Se sim, há sol durante todo o dia? Há muito vento? A janela ficará fechada o dia todo? Essas respostas trarão pistas de qual planta eleger para o local. "Não existe planta ‘fácil’ ou ‘difícil’, só a espécie errada, no lugar errado”, diz.

Tenha a quantidade de que você consegue cuidar

Não adianta se empolgar e levar vários exemplares para casa. Não tenha mais plantas do que você dá conta de cuidar. "Se está começando na jardinagem, não terceirize, não passe a outra pessoa a regadura ou os cuidados básicos com as plantas. Raramente dá certo e você logo vai desanimar."

Deixe uma camada de vegetal seco por cima da terra

Mantenha os vasos cobertos por uma grossa camada de palha seca (pode ser com aparas de grama, serragem, casca de pinheiros, folhas secas, casca de arroz carbonizada, capulho de algodão, sementes de açaí ou babaçu ou qualquer outro vegetal seco, miudinho, abundante e bem lenhoso. Quanto mais demorar para se decompor no vaso, melhor. "Essa camada ajuda a manter a terra fértil, úmida e evita pragas", explica.

Exemplo de terrário caseiro - Bruno Geraldi/Divulgação - Bruno Geraldi/Divulgação
Exemplo de terrário caseiro: se a base tiver úmida, não regue mais!
Imagem: Bruno Geraldi/Divulgação

Regue só quando a base da planta não estiver úmida

Toque a base da planta antes de regar. Se estiver úmida, não regue. Quando for regar, molhe com abundância até escorrer bastante água pelos furinhos do vaso. Para plantas do tipo suculenta (planta-jade, rabo-de-burro etc.) a dica é esperar secar completamente antes de regar novamente, mas é um erro achar que elas precisam de um pouquinho só de água por dia: suculentas precisam de um montão de água, mas durante poucas vezes ao mês.