Topo

Guia da roupa suja: com que frequência você deve lavar cada peça

Alguns itens pedem higienização a cada uso - Getty Images
Alguns itens pedem higienização a cada uso Imagem: Getty Images

Claudia Dias

Colaboração para o UOL

10/10/2017 04h00

Questões ambientais à parte, quanto mais lavamos uma peça de roupa, mais contribuímos com sua deterioração. Ou você acha que as fibras do tecido se mantêm firmes e fortes, sem desgastarem nada, mesmo submetidas à ação da água e dos produtos de limpeza? Pois é...

Claro que alguns itens pedem higienização a cada uso, sobretudo as peças íntimas, mas muitos aguentam um pouco mais antes de encararem o cesto e a lavanderia.

Para você que sempre teve dúvidas sobre o assunto, montamos um miniguia com a ajuda da youtuber Flávia Ferrari, também autora do livro "A dica do Dia - Soluções Práticas para Facilitar Sua Vida", que é expert em truques domésticos. Confira:

Saias e calças (incluindo jeans)

Lembra da dica aí em cima sobre lavar menos para manter por mais tempo? É isso aí! Lave saias e calças quando estiverem com sujeira evidente ou odores. No dia a dia, adote uma receitinha para refrescar a peça, já que ela não pede uma higienização completa, mas também não está 100% para voltar ao armário. Experimente: em 500 ml de água morna, dissolva 2 colheres (sopa) de bicarbonato de sódio. Depois, acrescente 2 colheres (sopa) de amaciante e coloque a mistura em um frasco com borrifador. "No fim do dia, quando tirar a roupa, borrife o líquido em toda a extensão e deixe a calça ou a saia pernoitando fora do guarda-roupa. Na manhã seguinte, é só guardar", ensina Flávia. O bicarbonato higieniza e tira odores, enquanto o amaciante deixa tudo perfumadinho.

Camiseta e camisa

Dá para reusá-las antes de encararem a máquina de lavar? Sim, dá, desde que não apresentem manchas, muito menos cheirinho desagradável (suor, cigarro etc). Diante de tais condições, não tem escapatória.

Roupa íntima (calcinhas, cuecas, sutiãs e meias)

Lavagem obrigatória a cada uso. "Detalhe importante: não lave roupas íntimas no banheiro, que é um lugar propício para proliferação de bactérias, por causa da umidade. O ideal é lavar a roupa íntima na lavanderia e separada das demais peças", ensina Flávia.

Pijama e camisola

Depende. Se usados por alguém que transpira muito, precisam ser lavados a cada troca. Caso contrário, podem ser higienizados a cada semana.

Moletom, casaco e jaqueta

Pela natureza e composição das peças, a lavagem pode ser bem esporádica, quando há sujeira à vista ou cheiros. "Muitas vezes, algumas peças, como as de couro, precisam de lavagem especializada em lavanderias", observa Flávia. Falando em couro, um truque que você pode adotar com frequência é hidratar a peça com óleo de amêndoa ou vaselina líquida misturados com água. Basta passar uma camada fina sobre o casaco ou calça, esperar secar por uns 10 minutos e, para finalizar, passar um pano seco.

Vestidos

Como o contato é direto com o corpo, melhor lavá-los a cada uso. Porém, como são peças de tecidos geralmente delicados, prefira a lavagem à mão, regrinha que vale para itens bordados ou qualquer outra variação que pede cuidado extra, como fibras naturais. "Nesses casos, opte por sabonete neutro ou shampoo de bebê", indica Flávia. Outra recomendação da expert é secar a peça de maneira mais natural possível e à sombra. Ah! Antes de colocar para secar, em vez de centrifugar ou torcer, tire o excesso de água. "Coloque a peça no meio de uma toalha e pressione. Para peças pequenas, use uma centrífuga de folhas, aquela da cozinha", sugere.

Toalha de banho, rosto e lençol

Uma vez por semana, pelo menos, é o intervalo permitido - com exceção de "acidentes" que peçam limpeza imediata, é claro.

Pano de prato

Todo dia. Para tirar gordura ou sujeira, antes de ir para a máquina, você pode fervê-lo com limão, bicarbonato de sódio ou vinagre.