Topo

Dicas práticas para lutar contra o tempo seco na primavera

Getty Images
Imagem: Getty Images

Thais Carvalho Diniz

Do UOL, em São Paulo

17/10/2017 04h00

A primavera chegou e, com ela, a irregularidade climática. A estação que fica entre o inverno, predominantemente seco, e o verão, normalmente mais chuvoso, trouxe o calor, mas a sensação de baixa umidade permanece por conta da falta de chuva.

Com o tempo assim, é comum o incômodo não só com a saúde, a famosa garganta e nariz secos, mas também com os ambientes que frequentamos e ficamos por mais tempo, como a nossa casa. Por isso, a seguir, você verá algumas dicas práticas, além de ter o umidificador de ar, para melhorar esse "clima de deserto".

Leia também:

Plantas

Adepto ou não de plantas em casa, saiba que elas são fortes aliadas no combate à sensação de secura. Segundo Fernanda Pereira de Almeida, arquiteta e paisagista, trazer o verde para dentro deixa o clima mais fresco. A dica vale para grandes e pequenas construções.

"Naturalmente, as plantas proporcionam conforto ambiental e visual. As espécies de folhas largas, como fillodendroslírios da paz e espada de São Jorge, por exemplo, transpiram mais do que as outras e são ótimas para deixar o ambiente mais úmido. Outra possibilidade é apostar em jardins verticais e canteiros internos". 

Fonte de água

Outra alternativa é ter uma fonte de água, mesmo que seja pequena. Além do barulho ser relaxante, ajuda a umidificar o local.

Balde de água 

Embora esteticamente não seja algo interessante, a personal organizer da YRU, Juliana Faria, diz que a famosa dica do balde de água no quarto ainda é válida. Mas lembre-se de trocar a água diariamente. Outra velha companheira, a toalha úmida no criado mudo --e até mesmo no chão-- também pode ajudar. 

E o organismo?

Para cuidar do corpo, o clínico geral Paulo Camiz, que é professor da FMUSP (Faculdade de Medicina da USP), diz que o uso de máscaras e hidratação constante ajudam a amenizar os efeitos da combinação do tempo seco com extremos de temperatura, no caso da primavera, o calor.

"Esse clima é péssimo para as vias aéreas. Por isso, em situações mais críticas, usar a máscara ajuda a reter a umidade. Também é valido o uso de sprays nasais e o próprio soro fisiológico para higienização."