Topo

Saiba como evitar ratos, baratas, formigas e mais pragas sem usar venenos

Matt Bertone/New York Times
Imagem: Matt Bertone/New York Times

Marcelo Testoni

Colaboração para o UOL

02/11/2017 04h00

A invasão de pestes urbanas acontece porque a maioria delas é onívora, se reproduz rápido e sobrevive à sujeira. Se você não gosta de usar inseticidas, teste soluções caseiras que podem te ajudar na tarefa de exterminá-los ou afastá-los da sua casa:

Moscas

Elas farejam lixo à distância. Por isso, feche bem os sacos e coloque-os para fora de casa o quanto antes. Também não deixe que fezes de animais de estimação se acumulem e limpe imediatamente o ralo da cozinha após o preparo das refeições. Para espantá-las, borrife vinagre nos locais que pousam e pendure nas janelas saquinhos de plástico incolor cheio de água (o inseto se assusta com seu reflexo no líquido).

Traças

Comuns em locais úmidos e pouco ventilados, elas devoram tecidos, papeis e alimentos embalados. Para não encontrá-las dentro de armários ou em cantos de paredes, borrife uma vez por semana uma solução de 250 ml de vinagre de álcool, uma colher de sopa de cravos da índia e dez gotas de óleo de lavanda. Como detestam cheiros fortes, também espalhe sachês de serragem de cedro ou de capim-limão nos bolsos das roupas e gavetas. Troque-os a cada seis meses.

 

Leia também

 

Cupins

Envernize rodapés, portas e móveis de madeira e limpe toda semana essas áreas com pano molhado em óleo de citronela ou de laranja. Em caso de infestações menores, você não terá como fugir dos venenos (e, cuidado, eles são tóxicos).

Baratas

Quando estão por perto expelem cheiro forte e uma trilha de fezes miúdas e pretas. Para mantê-las longe, tampe os ralos e não deixe frutas ou embalagens abertas em locais úmidos e escuros. Elimine-as com uma mistura de 100 gramas de ácido bórico (que age como desinfetante e pode ser comprado em farmácias), uma cebola picada e uma colher de sopa de açúcar. Depois de formar uma pasta, faça bolinhas e espalhe-as pela casa (longe do alcance de crianças e animais!).

Aranhas

Pilhas de jornal e caixas de papelão servem de abrigo e devem ser descartados. Para combatê-las, coloque 5 ml de essência de cânfora em um litro de álcool ou dez ramos de alecrim triturados. Misture tudo e espere sete dias antes de usar. Por fim, aplique a solução num pano e limpe paredes, rodapés e armários. Já os ovos são eliminados com o aspirador de pó, que deve ser esvaziado após a limpeza.

Formigas

Como seu alvo principal são os doces, impeça o acesso a esse tipo de alimento guardando-o dentro de potes com algumas cascas de limão ou na geladeira. O fim das colônias é alcançado com a aplicação de detergente ou vinagre nos buraquinhos por onde esses insetos saem. Depois, com o dedo, esfregue na entrada um pouco de borra de café ou pimenta em pó. Nos armários, coloque em montinhos de cravo da índia ou de canela.

Pulgas

Lave roupas de cama, mesa e banho com água quente. Nos sofás e tapetes, antes de aspirar, espalhe sal grosso e deixe agir por algumas horas. Os bichinhos de estimação também precisam ser examinados. Se enxergar na raiz dos pelos pontos pretos com bordas avermelhadas é sinal da mordida dos insetos e da necessidade de um banho. Com o animal lavado, porém ainda úmido, borrife em seu corpo uma solução de dois copos de alecrim com duas canecas de água e seque.

Ratos

Como roem plásticos e papel, alimentos embalados devem ser guardados em frascos de vidro. Já os entalados que não vierem com lacre de proteção precisam de uma boa lavagem para evitar contaminação por leptospirose. Quanto a venenos, um que não é tóxico para humanos, mas é letal para ratos é o feijão moído (mata por fermentação). Tente também bolinhas feitas com 1 xícara de pasta de amendoim e 1/4 de xícara de ácido bórico (mantenha longe de crianças e animais).

Fontes: Rogério Fernandez, engenheiro da Associação Brasileira de Controle de Vetores e Pragas; e equipe de pesquisa do Instituto de Biociências da Unesp