Casa e decoração

Tem data certa para montar a árvore de Natal? Veja quando e como decorá-la

Getty Images
Confira as tendências de decoração para o Natal 2017 Imagem: Getty Images

do UOL, em São Paulo

23/11/2017 04h00

Há lojas que começam a se preparar para a data no fim de outubro. Também tem aquela amiga ansiosa pela chegada das festas que arruma a sala no início de novembro. E há quem deixe para a última hora.

Afinal, existe hora certa de montar a árvore de Natal?

Veja também

Sim! Como o Natal é uma festa cristã, a decoração tradicionalmente é parte dos rituais religiosos. "A data correta para montar a árvore de Natal é no [primeiro] dia do Advento, que, neste ano, é celebrado no dia 3 de dezembro", explica a expert na festa Cecilia Dale, fundadora da rede de lojas que leva seu nome. 

É importante lembrar que a data é móvel, ou seja, o primeiro dia do Advento varia de ano para ano. Para descobrir quando o dia cai, é só olhar no calendário e contar qual é o primeiro domingo quatro semanas antes do Natal. Mas nada impede também uma decoração mais adiantada ou atrasada, de acordo com a empolgação do dono da casa. 

As cores da árvore têm que combinar com o ambiente?

O tradicional mix de vermelho e verde se espalha facilmente por outros aspectos da decoração. Mas nada impede que você invista em outros tons para compor a sua própria paleta, indica Cecilia. Um dos tons em alta em 2017: O dourado.

Apostar na combinação das cores que você adotar para a árvore na montagem da mesa, por exemplo, pode ser uma saída prática para obter um visual harmônico. Outra dica: se ater até a três tons evita que a arrumação fique muito confusa.

"[Dá para] escolher a decoração de Natal pensando no significado das cores. O dourado, por exemplo, simboliza a generosidade — um dos presentes que os reis magos trouxeram para Jesus foi ouro, além de incenso e mirra — e, também, a presença do divino na vida das pessoas", explica Cecilia.

Nada disso quer dizer que você não possa ousar na criatividade. "O Natal tem que ser farto, alegre, cheio de fantasias. Então, para a árvore, o ideal é apostar em vários [tipos de] enfeites diferentes", diz.

Getty Images
O dourado está em alta para o Natal 2017 Imagem: Getty Images

Está em alta na decoração de Natal...

Árvore, guirlanda e centro de mesa são alguns itens clássicos para preparar a casa para esta época. Mas há alguns objetos que ajudam a inovar.

Cecilia conta que as bolas de vidro recheadas com luzes de LED são uma novidade das festas de 2017 — que podem ser adaptadas para a sua casa. É possível colocar as luzes dentro de um bowl e usar como centro de mesa, por exemplo, ou usar o próprio enfeite para compor o seu arranjo. 

"Se você tem criança em casa, é legal fazer uma decoração incluindo os brinquedos dela, seja através de bichinhos ou algum boneco específico. Fica legal e criativo", sugere ainda Cecilia. Apostar em elementos divertidos e lúdicos, no entanto, não é só para crianças. Há enfeites em forma de docinhos, ursos, frutas que podem ser incorporados à sua decoração para deixá-la mais descontraída.

Estes recursos também podem servir de lembrancinha para os convidados de um jantar nesta época. Vale deixar um biscoitinho, mini panetone ou até enfeite de árvore para quem passar pela sua casa, é um jeito fácil de presentear.

Quer fugir da estética do Polo Norte na hora de comemorar as festas na sua casa? "Aqui funciona usar uma paleta mais rústica, como ramos, juta, galhos, enfim, elementos naturais misturados às cores neutras, como o creme e branco, e também, produtos artesanais. O Papai Noel mora no Polo Norte, não tem como “tropicalizar” essa lenda. Mas a árvore não necessariamente precisa ter neve e elementos remetendo ao frio", conclui.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

O UOL está testando novas regras para os comentários. O objetivo é estimular um debate saudável e de alto nível, estritamente relacionado ao conteúdo da página. Só serão aprovadas as mensagens que atenderem a este objetivo. Ao comentar você concorda com os termos de uso. O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba seu horóscopo diário do UOL. É grátis!

do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
BBC
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Folha de S.Paulo
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Topo