Topo

Na hora de equipar a cozinha, no que vale ou não investir?

Getty Images
Imagem: Getty Images

Anna Fagundes

Do UOL

24/11/2017 04h00

A primeira parcela do 13º salário já está aí, o Natal se aproxima e as ofertas de fim de ano começaram a aparecer. Se você  quer aproveitar o cenário para dar aquela renovada nos equipamentos de cozinha, atente para não acabar levando gato por lebre - ou comprando algo que vai acabar encostado no canto do armário depois de duas ou três tentativas de uso. 

Leia também:

 

Vale a pena

Batedeira planetária

Você é do time que adora fazer bolos e pães em casa? Uma boa batedeira planetária, com diversos tipos de batedores, é um investimento que compensa. Mas, atenção: antes de comprar, pense em quantas vezes você realmente prepara doces em casa, para que o equipamento não acabe encostado em um canto. 

Panelas

Precisando dar uma renovada no jogo de panelas de casa? Dependendo do conjunto à venda, pode ser um bom investimento. As mais caras, como as de inox com fundo triplo ou então as de ferro esmaltadas, que podem ir ao forno e ao fogão, costumam ser boas pedidas quando estão em promoção. 

Facas

Churrasqueiros amadores e aspirantes a chef, eis uma dica: investir em facas corretas é uma das melhores coisas que você pode fazer. E facas de chef de boa qualidade costumam sair um tanto caro. Se encontrar uma oferta, pode ser uma boa pedida investir. 

Multiprocessadores

O combo de liquidificador e processador de alimentos é um desses equipamentos de cozinha que facilitam o preparo das refeições - e que fazem parte da lista de desejos de muita gente. Se o eletrodoméstico entrou na lista de descontos do Black Friday, talvez valha a pena investir.

Pense duas vezes

Panelas elétricas

Quando bem utilizadas, elas podem ser uma tremenda mão na roda. Mas também podem ser um trambolho, dependendo do seu estilo de vida e do que você costuma preparar no almoço. Em uma casa com uma pessoa ou duas que comem pouco, por exemplo, mais fácil usar o fogão e uma panela comum.

Balança digital

Sim, cozinhar é algo que demanda certa precisão - especialmente se você for preparar doces, em que cada grama de açúcar faz diferença. Mas investir em uma balança de cozinha digital só faz sentido, financeiramente falando, se você se comprometer a usar o equipamento com frequência. Se você é uma boleira não muito assídua, talvez seja melhor ficar com os modelos tradicionais - ou então com copos medidores.

Termômetro digital tipo espeto

Outro equipamento bastante útil para diversos tipos de preparo - como iogurte caseiro, geleias e calda de caramelo, por exemplo. Até mesmo carnes assadas e bolos podem se beneficiar do uso do equipamento. Mas, de novo: você usaria com frequência? Talvez valha a pena considerar antes de comprar.