Topo

Como tirar diferentes tipos de manchas de roupas, pisos, tapetes e sofás

Cláudia Dias

Colaboração para o UOL

29/11/2017 04h00

Não dá uma pontada no coração quando cai vinho naquela sua blusa maravilhosa ou o filho do vizinho derruba mostarda no seu sofá? Pois é. Fomos atrás de profissionais para aprender a tirar os principais tipos de manchas, em diferentes superfícies. Antes, porém, regrinha básica: sempre que cair algum produto, tente tirar o excesso com papel toalha o mais rápido possível, sem espalhar a mancha, com a peça ainda seca.

Veja também

"Se lavou e a mancha persistir, nunca passe o ferro quente, pois vai fixar mais ainda a mancha", alerta Tatiane Menezes, da Ih Passei - Passadoria. Agora vamos às dicas -- aproveite e salve este link nos seus favoritos para acessar em caso de emergência, ok?

Cigarro

Tecido: uma das maneiras é usar sabonete branco e água quente (40 a 50 ºC), deixando de molho por uma hora e enxaguando bem. Outra: agite a peça para eliminar as cinzas (evite contato com as mãos para não espalhar mais). Vire pelo avesso e deixe cair água fria e corrente na mancha. Na sequência, coloque a peça na máquina com sabão em pó, adicione água sanitária ou alvejante (dependendo da cor do tecido) e lave com água quente, respeitando as instruções da etiqueta. Se não sair, aplique um pouco de álcool em um pano limpo e esfregue em cima, até a mancha ser eliminada totalmente.

Piso vinílico: as manchas amareladas devem ser lixadas com dry-buffing com disco verde. Em seguida, o melhor é aplicar uma camada de cera. Lembre-se: nunca use produtos à base de petróleo ou solventes para remoção de qualquer tipo de mancha nesse tipo de superfície.

Tapete: água oxigenada e água fria são as melhores alternativas. Se ficar em dúvida por causa do material, procure um especialista.

Sofá (tecido): espirre um pouco da água de passar roupa e retire com um pano limpo.

Gordura

Tecido: aplique detergente neutro e deixe agir por cinco minutos. Esfregue bem. Outra alternativa: antes de lavar a peça, coloque talco em quantidade generosa e espere 24 horas. Caso a mancha permaneça, repita o processo e só a lave depois.

Piso vinílico: use detergente neutro diluído em água, de acordo com a proporção recomendada pelo fabricante.

Tapete: use detergente neutro e enxágue com água quente (na temperatura que o tecido possa suportar, descrita em etiqueta). Caso não saia de primeira, repita o processo.

Sofá (tecido): misture duas colheres (sopa) de detergente neutro em 100 ml de água morna e aplique sobre a mancha, usando um pano limpo.

Mostarda

Tecido: sabão de coco é a solução. Deixe agir por alguns minutos antes de enxaguar. Se ainda restarem marcas, repita o processo e deixe por mais tempo. Outra possibilidade: numa xícara de chá, acrescente dois dedos de vinagre branco e complete o restante com água. Misture bem e aplique no local, deixando agir por, no máximo, um minuto. Retire o líquido com um pano branco. Lave a peça normalmente na sequência.

Piso vinílico: dilua detergente neutro em água (seguindo proporção indicada pelo fabricante) e aplique.

Tapete: adote sabão líquido misturado com leite quente, respeitando o limite de temperatura descrito na etiqueta do tapete.

Sofá (tecido): espalhe uma colher (sopa) de bicarbonato de sódio sobre a mancha. Use os dedos para fazer com que o pó entre nas fibras do tecido. Em seguida, borrife vinagre de álcool e esfregue com escova de coco.

Molho de tomate

Tecido: retire o excesso com um guardanapo o mais rápido possível e aplique detergente neutro, esfregando com uma escovinha por alguns minutos. Vale acrescentar algumas gotinhas de vinagre e um pouco de bicarbonato de sódio, principalmente em manchas mais difíceis.

Piso vinílico: detergente neutro e saponáceo líquido, ambos diluídos em água, funcionam bem.

Tapete: prenda o local da mancha com um elástico (imitando um bastidor de bordado), jogue água quente e lave a peça normalmente. Não esqueça de respeitar a tolerância de temperatura do tecido.

Sofá (tecido): com os dedos, espalhe uma colher (sopa) de bicarbonato de sódio, fazendo que seja absorvido pelo tecido. Depois, borrife vinagre de álcool e esfregue com escova de coco.

Sangue

Tecido: use sabonete, principalmente se o sangue for recente. Não será tão eficiente se o líquido penetrar na fibra. Em casos mais difíceis, aplique água oxigenada 10 volumes sobre a mancha e deixe agir. Repita, caso não saia na primeira vez. Água com gás também pode ser eficiente.

Piso vinílico: lave primeiro com detergente neutro e aplique hipoclorito de sódio diluído (conforme instruções do fabricante).

Tapete: remova com água fria e bicarbonato de sódio e vinagre. Faça uma pasta com a mesma quantidade desses ingredientes e aplique sobre a mancha. A remoção pode ser feita à mão ou na máquina de lavar.

Sofá (tecido): no local, espalhe uma colher (sopa) de bicarbonato de sódio. Tenha certeza de que o pó entre nas fibras. Em seguida, borrife vinagre de álcool e esfregue com uma escova de coco.

Suor

Tecido: pingue algumas gotas de vinagre e esfregue com sabão em barra e água. Deixe agir por uma hora e repita. Outro truque: coloque um litro de água e cinco colheres (sopa) de bicarbonato de sódio em uma vasilha e deixe a peça ali de molho por 30 minutos. Lave-a normalmente na sequência. Terceira opção: use um litro de água morna e três colheres (sopa) de vinagre branco. Mantenha a peça ali por dez minutos antes de lavá-la normalmente.

Piso vinílico: manchas de suor são removidas com detergente neutro diluído em água (na proporção indicada pelo fabricante).

Tapete: faça uma pasta com água fria, bicarbonato de sódio e vinagre (partes iguais) e aplique sobre a mancha. Lave na sequência, à mão ou na máquina.

Sofá (tecido): passe sabão de coco (em pedra) e esfregue com uma escova de náilon.

Tinta de caneta

Tecido: aplique um pouco de álcool ou acetona e, em seguida, lave com sabão em barra. Na hora de enxaguar, coloque algumas gotinhas de vinagre para tirar qualquer resíduo que tenha ficado na fibra. Mais uma dica: molhe um chumaço de algodão com álcool e esfregue-o na área afetada. Repita o processo até que a tinta saia.

Piso vinílico: hipoclorito de sódio ou álcool etílico podem funcionar. Se tiver dúvidas, procure um especialista.

Tapete: prenda o local da mancha com um elástico, como se fosse um bastidor de bordado. Jogue água quente (no limite de temperatura indicado na etiqueta) e depois lave normalmente.

Sofá (tecido): depende muito da tinta, já que algumas têm chumbo e outras não. Melhor procurar um especialista.

Vinho

Tecido: passe sabonete branco, molhe o local com água morna e esfregue com uma escova. Dica 2: misture uma colher (sopa) de sabão em pó, um pouco de água (apenas para diluir o sabão), cinco colheres (sopa) de água sanitária, cinco colheres (sopa) de produto para limpeza pesada (tipo Veja). Mexa e aplique sobre a peça. Você pode passar uma escovinha sobre a mancha ou deixar o produto agir naturalmente. Por fim, lave normalmente.

Piso vinílico: use detergente neutro diluído em água (respeite a indicação do fabricante).

Tapete: com um elástico, prenda o local da mancha como se fosse um bastidor de bordado. Jogue água quente (na temperatura indicada na etiqueta). Lave normalmente na sequência.

Sofá (tecido): use sabão líquido concentrado (como Omo, Ariel ou Ypê) e esfregue com uma escova de náilon.

 

Fontes: Eloiza Micheluci, diretora comercial e relacionamento da Revitech Pisos Vinílicos; João Pedro Lúcio, técnico de serviços da rede Maria Brasileira; Margô Belloni, personal organizer; Rejane Nascimento, consultora e treinadora em lavanderias; Tatiane Menezes, diretora de operações da Ih Passei - Passadoria.