Topo

Organize sua geladeira e não deixe mais os alimentos estragarem à toa

Getty Images
Imagem: Getty Images

Do UOL

05/12/2017 04h00

Não deixar a sua geladeira virar uma terra de ninguém não é só uma questão de organização, mas também de economia: sabendo guardar tudo nos lugares certos, você não perde comida estragada e também não força o motor do refrigerador, o que traz economia na conta de luz. 

Na dúvida sobre onde vai cada coisa? Dê uma checada no mapa da geladeira e veja como acomodar melhor suas compras. 
 

Leia também:

 

No alto da geladeira

Nas geladeiras comuns, as prateleiras mais frias ficam no alto. Por conta disso, é para lá que devem ir os ingredientes que precisam de maior refrigeração - caso, por exemplo, dos laticínios e das carnes frescas, se você for usar nos próximos dias (do contrário, congele). 
 

Legumes e verduras vão na gaveta

A parte de baixo da geladeira é reservada para os legumes e verduras - como a temperatura por lá é mais amena, não há tanto risco dos produtos estragarem. Guardar os vegetais em sacos plásticos ou não depende do modo de conservação de cada um - mas, se você for lavar os ingredientes antes de colocá-los na geladeira, lembre-se de secá-los muito bem - em especial as folhas, que estragam mais fácil.  
 

Na porta

Não é lugar de colocar leite, nem ovos: como a temperatura varia bastante por conta do abre-e-fecha, isso acaba estragando os ingredientes. Para a porta, vão produtos industrializados ou pasteurizados - sucos, refrigerantes e geleias, por exemplo. Os ovos podem ser acomodados dentro da geladeira, nas prateleiras intermediárias.
 

Como acomodar as sobras

É hora de investir em potes transparentes e com tampa para acomodar melhor o que sobrou do almoço ou do jantar. Na hora de acomodar na geladeira, use as prateleiras do meio e deixe tudo o mais à vista possível - isso ajuda a localizar os alimentos e você não corre o risco de deixar comida fazendo aniversário dentro do refrigerador.
 

Melhor deixar fora da geladeira

Tem alguns alimentos que não precisam ficar na geladeira. É o caso, por exemplo, do café em pó - embora algumas pessoas guardem o produto sob refrigeração para conservá-lo, isso pode estragar o produto, porque ele absorve os odores da geladeira. Nesse caso, guardá-lo em um local fresco e escuro já resolve. 
 
Bananas e alho fresco são outros dois ingredientes que não precisam de refrigeração - as bananas, ao amadurecer no frio, acabam ficando muito moles e pretas, enquanto o alho acaba brotando - ou contaminando outros alimentos. É melhor deixar os dois na fruteira, em local fresco.