Topo

Asse um bolo e outras 4 dicas de corretores de imóveis para fisgar clientes

Colocar um bolo para assar pouco antes de o cliente chegar para visitar o imóvel ativa a memória afetiva - Getty Images
Colocar um bolo para assar pouco antes de o cliente chegar para visitar o imóvel ativa a memória afetiva Imagem: Getty Images

Adriana Nogueira

Do UOL

15/12/2017 04h00

Sabe o ditado a primeira impressão é a que fica? Pois ele se aplica perfeitamente ao mercado de venda e aluguel de imóveis. Por isso, se você quer ter mais chances de vender ou alugar a sua casa ou apartamento, você pode se beneficiar e muito do “home staging”.

Leia também:


Surgida nos Estados Unidos, na década de 1970, a técnica combina princípios de design, marketing e psicologia para deixar um imóvel mais atraente para possíveis compradores e locatários.

Existem profissionais no mercado brasileiro que atuam como “home stagers”, aplicando a técnica antes que o imóvel receba visitas ou para que seja fotografado –profissionalmente ou não-- para a realização de anúncios.

Se essa ajuda especializada não cabe no seu orçamento, saiba que, com algum empenho, você mesmo pode aplicar algumas estratégias. A seguir, veja dicas dadas pela especialista no assunto Susana Damy e por Hans Scholl, cofundador e CEO da MetroFit, empresa de autoarmazenamento.

1. Organize todos os cômodos

A orientação vale até para o quarto de bagunça e para dentro dos armários. Se for do tipo que adora um objeto decorativo, faça uma limpa e tire a maioria, deixando tudo devidamente guardado.

2. Atenção com a pintura

As paredes coloridas da sua casa podem estar afinadas com as últimas tendências de decoração, mas, na hora de vender ou alugar, os tons neutros criam um clima mais agradável para o potencial cliente, porque permitem que ele se “imagine” no espaço. Mesmo que já seja o caso do seu imóvel, avalie se não é o caso de repintar, por causa do desgaste do tempo.

3. Armazene objetos acumulados

Se você tem em casa muitos exemplares de um mesmo item ou até objetos fora de uso, como malas de viagem, livros e aparelhos de ginástica, que tal tirá-los de cena, seja vendendo, contratando um serviço temporário de autoarmazenamento ou pedindo para que um amigo ou familiar guarde na própria casa? Nada mais incômodo que andar por um espaço entulhado de coisas.

4. Crie uma memória afetiva

Essa dica funciona, claro, para quando se trata de visitas de interessados. Para ativar essa memória afetiva, vale colocar um bolo para assar –e assim perfumar a casa– antes de o cliente chegar ou usar sprays aromatizadores nos lençóis da cama.

5. Iluminação

A iluminação correta muda o clima de qualquer ambiente. Para tanto, coloque abajures em salas e quartos. Em um cômodo grande, vale até três de uma vez. Se for de dia, deixe janelas abertas para mostrar o potencial de iluminação natural. E anote: em quartos, salas e banheiros, use lâmpadas amarelas, que “esquentam” o ambiente. Na cozinha e na área de serviço, prefira as brancas, que têm o efeito de “esfriar” o espaço.