Topo

10 táticas para deixar a limpeza de casa mais fácil

Getty Images
Imagem: Getty Images

Claudia Dias

Colaboração para o UOL

18/12/2017 04h00

Convenhamos: limpar a casa não é tarefa das mais agradáveis. O trabalho doméstico é repetitivo e, na maioria das vezes, a sensação é de que estamos fazendo mais do mesmo, perdendo tempo que poderia ser mais bem aproveitado.

Veja também

Já que não é possível deixar a limpeza de lado, o jeito é tentar agilizar o processo, adotando algumas práticas e recursos que deixam a obrigação um pouco mais fácil.

Divida a casa em setores

Setorização do espaço? Sim! Separe a casa em ambientes similares e, diariamente, reserve alguns minutos para cada um deles. Destine um dia da semana para uma limpeza mais puxada -- o sábado funciona bem, para no domingo você descansar. Com a limpeza diária rápida, é bem menor a quantidade de sujeira acumulada ao longo da semana.

Calendário de limpeza

Classifique as tarefas caseiras em três categorias: diárias (arrumar cama, recolher lixo do banheiro e da cozinha, varrer o chão ou aspirar), semanais (trocar roupas de cama e banho, lavar os banheiros e cozinha, passar roupas) e mensais (limpar vidros e portas, tirar manchas das paredes). Tendo isso em mente, organize um calendário -- e cumpra-o com eficiência para não acumular de uma semana para outra ou de um mês para outro.

Monte kits de limpeza

Um jeito prático é deixar kits montados com produtos de limpeza adequados para cada setor: cozinha, banheiro, lavanderia e áreas secas. Assim, terá tudo à mão, o que vai facilitar o trabalho.

Limpeza de fogão - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

Tudo em seu lugar

Papéis, louças, acessórios e roupas espalhados pela casa não dão certo. Todos os dias, antes de dormir, faça uma varredura, recolhendo tudo o que está fora do lugar e devolva-o ao seu local. Aliás, tenha definido um lugar para cada item. Assim, será mais rápido lembrar onde deve ser guardado, contribuindo para a casa limpa e organizada.

Use um pano úmido

Sempre que for varrer um ambiente, passe também pano com água e produto de limpeza -- se o piso for de porcelanato, cuidado com os multiusos, pois podem manchar. O pano úmido deixará o ambiente protegido da sujeira por mais tempo -- e se você prima pela limpeza, não precisará varrer o chão várias vezes ao dia.

Troque o algodão pela microfibra

Panos de microfibra agem melhor: são mais fáceis de lavar, tem maior durabilidade, são mais eficazes, pois "atraem" o pó, enquanto os comuns acabam só movendo o pó de lugar. Também são indicados para limpar chão e vidros. Na mesma linha, espanadores de microfibra são mais indicados, pois são laváveis e alcançam todos os cantinhos.

Em vez de cortinas, persianas!

Cortinas de tecido precisam ser removidas e levadas à máquina de lavar ou à lavanderia. Enquanto isso, as persianas não necessitam ser retiradas do lugar para serem higienizadas -- basta um pano e produtos específicos para o tipo de material usado (geralmente metal, madeira ou PVC).

Mulher com aspirador - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

Invista em eletrodomésticos

Aspirador de pó, vassoura elétrica, robô de limpeza ou lavadora de louças podem exigir um investimento mais alto, mas vão fazer uma boa diferença na hora da limpeza. Lance mão desses artifícios para conseguir aproveitar melhor o tempo para outras atividades.

Paredes limpas

Quem tem criança em casa e não quer perder tempo eliminando os prováveis rabiscos das paredes, a dica é revesti-las com laminado melamínico, tintas acrílicas ou acetinadas, que são rápidos de limpar e praticamente imunes a adesivos, comidas e giz de cera.

Revestimento para cozinha

Escolha revestimentos que não acumulam gordura e são fáceis de limpar. Inox, cerâmica, pedras naturais (granito, por exemplo) ou sintéticas são bons para bancadas. Pisos podem receber placas vinílicas à prova d'água, placas metálicas ou revestimentos cimentícios com película protetora. Paredes combinam com tinta lavável ou mesmo vidro. Evite materiais porosos, como mármore, madeira sem impermeabilização, papel de parede, tecidos e pinturas texturizadas.

 

Fontes: Fernanda Piva, personal organizer do Bella Ordine; Ingrid Lisboa, especialista em organização e consultora do Home Organizer; João Pedro Lúcio, técnico de serviços da rede Maria Brasileira; Margô Belloni, personal organizer; Vanessa Keiko, arquiteta do Estudio+FCK.