Casa e decoração

8 dicas para lavar a louça sem sofrer (tanto)

Getty Images
Organize a pia: retire os restos de alimentos, empilhe os pratos, deixe os talheres juntos e coloque tudo de molho Imagem: Getty Images

Carolina Prado e Letícia Rós

Colaboração com o UOL

06/02/2018 04h00

Se você não é desses que considera lavar louça uma terapia e tem vontade de chorar ao se deparar com uma pia cheia, temos uma boa notícia: essa tarefa pode ser menos detestável com as dicas de especialistas em organização doméstica, ouvidas nesta reportagem.

Veja também

1. Evite o acúmulo

Deixar a louça fazendo aniversário na pia é pedir para se irritar. No mundo ideal (e possível), a pia é mantida sempre limpa e organizada. Tomou um suco? Lave o copo e deixe escorrer –não leva nem um minuto. Porém, se deixar o recipiente ali e ele se unir ao resto da louça, como uma comunidade, você vai perder muitos minutos nessa brincadeira.

2. Deixe tudo preparado

Bateu a preguiça e a louça do jantar vai ficar para amanhã? Não tem problema. Para não se desgastar no dia seguinte, organize os itens: retire os restos de alimentos e deixe os pratos empilhados, os talheres juntos e tudo de molho para amolecer a sujeira. Os copos podem ficar enfileirados no canto da pia. Com certeza, será mais animador lavar uma louça organizada do que se deparar com tudo espalhado.

3. Use o tempo com inteligência

Enquanto você cozinha, pode ir lavando o que sujar. Sabe aquele momento em que o arroz está cozinhando, e a carne está no forno? Utilize para colocar a pia em ordem. Assim, quando terminar o almoço, terá bem menos coisa para lavar.

4. Divida a tarefa

Para que ninguém fique sobrecarregado, é legal estabelecer uma rotina dentro de casa, em que cada um lava o que sujar. Outra alternativa é ter uma companhia para o momento de lavar tudo. A outra pessoa pode ir enxugando e guardando. Ao fazer a tarefa com uma boa conversa, o tempo passa mais rápido.

5. Ocupe os ouvidos e a mente

Não é uma boa ideia assistir à TV ou vídeos no celular enquanto lava a louça, porque você pode se distrair e quebrar alguma coisa. Porém, uma ótima opção é ouvir música. Você canta, mas não tira o olho do que está fazendo. Para os que curtem o silêncio, pode ser relaxante aproveitar o barulhinho da água caindo para planejar o dia, pensar em soluções para um projeto de trabalho...

6. Proteja suas mãos

Se você tem alergia ou acha que suas mãos ficam muito ressecadas com o detergente, teste marcas diferentes do produto. Mas mesmo assim, após a lavagem, aplique um hidratante. Já se não quer estragar unhas recentemente pintadas, vale usar luvas de borracha.

7. Limite a disponibilidade de louças

Separar um jogo de jantar para o dia a dia e limitar a quantidade de copos no armário, evita que cada um pegue uma louça nova a cada instante. Dessa forma, o acúmulo de itens será bem menor.

8. Invista nos instrumentos

Compre esponjas de qualidade, que não vão desintegrar nos primeiros usos e te deixar com raiva. Use duas diferentes: uma para copos e outra para o restante da louça. Podem ser de cores diferentes para diferenciar. Outra aliada é a escovinha, que retira a sujeira e a gordura antes da lavagem.

Fontes: Lori Nogueira, personal organizer e decoradora, e Renata Serrachioli, personal organizer.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

O UOL está testando novas regras para os comentários. O objetivo é estimular um debate saudável e de alto nível, estritamente relacionado ao conteúdo da página. Só serão aprovadas as mensagens que atenderem a este objetivo. Ao comentar você concorda com os termos de uso. O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba seu horóscopo diário do UOL. É grátis!

do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
BBC
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Casa e Decoração
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Topo