Topo

Como limpar o colchão: 10 soluções caseiras para ácaros, manchas e cheiros

Getty Images
Imagem: Getty Images

Léo Marques

Colaboração para o UOL

15/02/2018 04h00

Confira 10 truques rápidos e soluções caseiras para livrar seu colchão das sujeiras mais comuns (de urina a ácaros):

Ácaros

Esses seres causadores de alergias não resistem a uma limpeza semanal com bicarbonato de sódio, que deve ser polvilhado por toda a superfície do colchão para absorver a umidade e, com ela, pegar os ácaros. Aguarde 30 minutos e passe o aspirador de pó. Nunca coloque o colchão sob o sol, pois o calor favorece a multiplicação dessas pragas.

Veja também

Urina

As manchas úmidas e amareladas podem ser absorvidas com bicarbonato de sódio. Aplique sobre elas e deixe agir por 30 minutos. Depois, com uma esponja, esfregue levemente uma solução de partes iguais de sabão em pó e água morna. Para finalizar, passe um pano úmido para limpar essa mistura e deixe o colchão secar diante do ventilador.

Mofo

Deixe o colchão tomar um ar para que a umidade seque. Se as manchas forem recentes, passe um pano umedecido em detergente com água e borrife vinagre branco. Deixe secar. Se o bolor mais antigo, use 1 colher de sopa de bicarbonato diluída em 30 ml de água oxigenada. Aplique com uma escova dental e esfregue até formar espuma. Tire o excesso com pano úmido.

Manchas no colchão - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

Sangue

O detergente quebra as moléculas de manchas biológicas, mas, para removê-las, nunca deve ser aplicado diretamente sobre elas, mas em um pano úmido. Depois de passar sobre o local sujo, deixe agir por 15 minutos e passe um pano seco. Se não funcionar, aplique com uma escovinha ou um pano um pouco de água oxigenada de 10 volumes e depois limpe.

Vinho

Misture meio copo de água morna e meio copo de vinagre de álcool ou de limão e aplique com uma toalha branca sobre o colchão. Se a mancha estiver muito concentrada, evite esfregá-la para não aumentar o estrago. Nesse caso é preferível apertar a toalha sobre a superfície (como um mata-borrão).

Cigarro

Duas técnicas para tirar o cheiro: a primeira consiste em passar sobre o colchão um pano embebido em vinagre de maçã branco. A segunda espalhar bicarbonato e deixar agir por cerca de oito horas, antes de remover com aspirador. Para anular o cheiro, também é recomendável acender no quarto velas antitabaco e preencher os cinzeiros com areia de gato.

Suor

Para remover manchas e desodorizar, misture meio copo de água morna mais meio copo de vinagre de álcool e 3 colheres de sopa de bicarbonato. Depois, aplique essa solução em uma flanela e esfregue a área afetada. Caso o colchão fique cheirando a vinagre, pingue cerca de 20 gotas de óleo essencial de lavanda em outro pano e passe sobre o local já limpo.

Colchão; limpeza de colchão; limpeza - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

Ferrugem

Não tente esfregar, pois a mancha pode penetrar ainda mais no tecido do colchão. A solução é cobrir a área manchada com uma pastinha feita com suco de meio limão e um punhado de bicarbonato. Deixe agir por cerca de 30 minutos e depois limpe com um pano úmido em água. Também é possível tentar remover manchas pequenas com um pano molhado em vinagre.

Cheiro de cachorro molhado

Borrife no local uma mistura de meio copo de vinagre branco e meio de álcool. Na sequência, esfregue e deixe secar naturalmente. Se for mancha de cocô, aplique junto a essa mistura 1 colher de sopa de bicarbonato e, depois de esfregar, aguarde 30 minutos antes de limpar. Para ficar cheiroso, acrescentando a tudo isso (no borrifador) 1 colher de sopa de amaciante.

Tinta

Com uma folha de papel-toalha pressione a mancha para absorvê-la. Nunca esfregue! Depois, umedeça um pano com álcool e aperte. Se não sair, passe outro pano umedecido em 1 colher de sopa de detergente, 2 colheres de chá de vinagre branco e 1 xícara de água. Deixe agir por cerca de 10 minutos e repita o processo, caso seja necessário. Depois é só limpar com pano umedecido em água fria.

Fontes: Roberto Martins Figueiredo, também conhecido como Dr. Bactéria, biomédico da empresa Microbiotécnica, e Renato Ticoulat, também conhecido como Sr. limpeza e diretor executivo da JAN PRO e fundador da Limpeza com Zelo.