Topo

Pelúcias e outros brinquedos sujos podem adoecer seu filho; saiba limpá-los

Bichinhos de pelúcia coletam todo o pó da casa, além de acumularem ácaros, bactérias e impurezas químicas - Getty Images
Bichinhos de pelúcia coletam todo o pó da casa, além de acumularem ácaros, bactérias e impurezas químicas Imagem: Getty Images

Carolina Prado e Letícia Rós

Colaboração para o UOL

18/02/2018 04h00

Brinquedos espalhados pelo chão fazem parte do cenário de toda casa com crianças pequenas. E é por isso que é importante limpar os objetos que vivem nas mãos delas.

“Bichinhos de pelúcia coletam todo o pó da casa, além de acumularem ácaros, bactérias e impurezas químicas” diz o biomédico Fábio Griciúnas. E podem causar doenças respiratórias e infecções, como conjuntivite. Veja como limpar esse e outros brinquedos de maneira eficiente.

Veja também:

1. Bichos de pelúcia

Nunca use inseticidas e outros produtos químicos, lembre-se de que a criança tem contato direto com o objeto. Se for lavar na máquina, coloque o bicho dentro de uma fronha (tire roupas e acessórios) ou de um saquinho para roupas delicadas. Utilize sabão de coco líquido ou neutro, que são menos abrasivos. “Se for lavar à mão, você deve utilizar somente a espuma com sabão, esfregar delicadamente, enxaguar bem e colocar para secar à sombra”, fala a personal organizer Cintia Covre. Também tome cuidado para não guardar o brinquedo úmido.

2. Brinquedos manchados com canetinha

Segundo a personal organizer Patida Mauad, manchas de caneta hidrocor em tecido podem ser retiradas com demaquilante. Aplique-o sobre a mancha e esfregue com escovinha. Deixe por dez minutos e termina a limpeza com sabão de coco.

“Outra dica é esquentar leite e aplicar na mancha. Feito isso, use o mesmo processo do sabão em coco”, conta Patida.

Em brinquedos emborrachados, você pode usar pomadas com peridóxido de benzoíla (indicadas para tratamento de espinhas). Passe na mancha, leve ao sol por quatro horas ou mais. Depois, é só limpar bem com um pano úmido e deixar secar bem.

3. Brinquedos de EVA

Os brinquedos de EVA podem ser lavados com água e sabão neutro e secar à sombra. Se for um tapete do material, você pode, primeiramente, limpar com vassoura ou aspirador e, depois, passar um pano limpo com álcool.

“A gente costuma deixar as crianças pequenas deitadas nesse material, por isso é importante higienizar bem e retirar qualquer resíduo de sujeira”, diz Cíntia.

4. Brinquedos de madeira

Fácil de limpar, apenas com um pano seco e limpo. Basta retirar o pó. A madeira suga qualquer produto, então, é melhor não molhar e, se isso acontecer, deixe secar bem ao sol.

5. Brinquedos de banho

Geralmente são de látex e fáceis de higienizar com água e sabão neutro. “É importante tirar toda a água que possa ter ficado dentro, para evitar o aparecimento de algas patogênicas, fungos e bactérias”, afirma o biomédico.

6. Metal

Use um pano limpo com álcool para esterilizar e limpar. Se não for de ferro, pode limpar com água, detergente neutro e uma esponja (use a parte macia).

7. Eletrônicos

Importante ler o manual de instruções do produto. Segundo Patida Mauad, uma estratégia que vale para muitos desses brinquedos é borrifar álcool isopropílico em uma flanela e aplicar no eletrônico.