Arquitetos holandeses se desculpam por projeto que lembra o 11/9

AFP
Projeto de duas torres de apartamentos interligadas, criado pelo escritório holandês MVRDV, se assemelha ao World Trade Center (NY) Imagem: AFP

12/12/2011 10h07

Seul - Uma empresa holandesa de arquitetura pediu desculpas por um projeto de arranha-céu criado para o centro de Seul, o qual, segundo os críticos, se assemelha às torres gêmeas do World Trade Center em Nova York. O desenho enfureceu as famílias das vítimas dos ataques de 11 de Setembro.

O projeto para apartamentos de luxo, divulgado na semana passada, tem uma estrutura que sobressai no meio para acomodar piscinas, restaurantes, cafés e uma academia.

Parentes das vítimas dos ataques da Al Qaeda em 11 de setembro de 2001, nos Estados Unidos expressaram indignação, segundo informações na mídia norte-americana, acusando o projeto de ser uma campanha publicitária barata.

A empresa MVRDV disse que não tinha a intenção de criar uma imagem que lembrasse os ataques e não percebeu a semelhança durante a criação do desenho.

"Pedimos sinceras desculpas para qualquer um que tenhamos ofendido. Não era nossa intenção", disse a empresa em seu site.

A companhia não indicou se mudaria o projeto.

"Houve uma verdadeira tempestade na mídia e nós recebemos e-mails ameaçadores de pessoas enraivecidas, dizendo que éramos amantes da Al Qaeda e coisas piores", disse a MVRDV em sua página no Facebook.

O dono da obra deve decidir em março sobre os planos finais para o projeto.

* Por Jeremy Laurence

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está fechada

Não é possivel enviar comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

O UOL está testando novas regras para os comentários. O objetivo é estimular um debate saudável e de alto nível, estritamente relacionado ao conteúdo da página. Só serão aprovadas as mensagens que atenderem a este objetivo. Ao comentar você concorda com os termos de uso. O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor