Preços de moradias na China caem pelo 3º mês seguido

18/01/2012 10h17

Pequim - Os preços de moradias novas na China caíram pelo terceiro mês seguido em dezembro e podem diminuir ainda mais, conforme Pequim mantém sua campanha de aperto apesar dos sinais de esfriamento que surgem no mercado imobiliário.

O preço médio de casas novas na China caiu 0,3 por cento em dezembro sobre o mês anterior, contra declínio de 0,2 por cento em novembro e outubro, de acordo com índice da Reuters baseado em dados divulgados nesta quarta-feira.

Na terça-feira, outros números mostraram que o crescimento anual no investimento imobiliário desacelerou em dezembro para o menor ritmo em um ano, enquanto a expansão do Produto Interno Bruto (PIB) caiu para a menor taxa em dois anos e meio no quarto trimestre, fomentando expectativas no mercado por reduções no depósito compulsório dos bancos.

Porém, os analistas esperam que Pequim não desista de sua batalha contra a especulação imobiliária e se proteja de uma possível retomada na inflação de casas.

"Se o governo afrouxar as medidas de aperto imobiliário agora, os preços de casas irão se recuperar porque a demanda subjacente ainda é muito forte", disse Ge Haifeng, diretor de pesquisa da consultoria China Index Academy, afiliada com a Soufun, maior empresa de imóveis online da China.

"Até agora, o governo está mais preocupado com uma recuperação do que com a desaceleração no investimento imobiliário", disse ele.

Números recordes de casas não vendidas e o aumento da construção devem obrigar as empreiteiras a cortar ainda mais os preços nos próximos meses, segundo analistas.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está fechada

Não é possivel enviar comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

O UOL está testando novas regras para os comentários. O objetivo é estimular um debate saudável e de alto nível, estritamente relacionado ao conteúdo da página. Só serão aprovadas as mensagens que atenderem a este objetivo. Ao comentar você concorda com os termos de uso. O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor