Vendas de materiais de construção em SP cresceram 13,1% em 2010

05/10/2011 12h39

São Paulo - As vendas do comércio varejista de materiais de construção do Estado de São Paulo cresceram 13,1% em 2010, frente ao registrado em 2009, e a receita nominal do setor cresceu 18,1%, na mesma base de comparação, segundo dados do Dieese divulgados nesta quarta-feira pelo Sindicato dos Comerciários do Estado.

De acordo com Ricardo Patah, presidente da entidade, esse incremento foi puxado principalmente pelos investimentos do governo federal em programas sociais, como PAC e Minha Casa, Minha Vida, e pelo aumento de renda da população brasileira.

O crescimento do setor foi maior do que o verificado pelo comércio em geral, cujas vendas no mesmo período mostraram alta de 10,6% e a receita, de 14,7%.

O setor que registrou a segunda maior taxa de expansão foi o de veículos, motos, partes e peças, com 11,3%, seguido por outros artigos de uso pessoal e doméstico, com 10,2%.

Patah destacou que o setor de material de construção cresceu consideravelmente entre 2005 e 2010 por conta dos mesmos fatores que impulsionaram as vendas no ano passado. No acumulado do período, a receita mostrou expansão de 83,8%, enquanto o volume de vendas aumentou 37,7%, já descontada a inflação.

O faturamento das empresas do setor de material de construção no país ficou em R$ 49 bilhões em 2010, com crescimento de 10,6% em relação ao ano anterior, segundo dados da Anamaco. Entre 2005 e 2010, o faturamento do setor cresceu 42%.

(Letícia Casado | Valor)

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está fechada

Não é possivel enviar comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

O UOL está testando novas regras para os comentários. O objetivo é estimular um debate saudável e de alto nível, estritamente relacionado ao conteúdo da página. Só serão aprovadas as mensagens que atenderem a este objetivo. Ao comentar você concorda com os termos de uso. O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor