Decoração de ambientes

Peças de design e elementos pop dão personalidade a apê alugado, no Rio

Karine Serezuella

Do UOL, em São Paulo

09/01/2014 07h02

Com peças de design assinado, marcenaria modular e cores equilibradas, o apartamento com 220 m² no bairro do Leblon, Rio de Janeiro, nem parece um imóvel alugado. Sem recorrer ao quebra-quebra, as arquitetas Roberta Moura, Paula Faria e Luciana Mambrini conceberam um projeto de interiores capaz de ser “transportado”, no futuro, e permanecer como parte integrante do endereço dos moradores, onde quer que ele se fixe.

Após voltar de uma temporada em Nova York, o casal, com uma filha pequena, não quis abrir mão do conforto e do estilo, mesmo em um apartamento locado. Considerando o desejo dos clientes, o trio de arquitetas propôs uma decoração jovem e pop, sem mudanças estruturais.  Todavia manter elementos estruturais bonitos não era um problema: por exemplo, os tacos de madeira, originais da residência e que revestem o piso de todos os ambientes, foram tratados e incorporados ao novo estilo da morada.

Com parede "cimentada", um sofá de linho cinza e um tapete na mesma tonalidade, a sala de estar ganhou cor com a inclusão da mesa de centro em laca azul, da mesa de apoio amarela e de uma sequência de quadros "technicolor". “Móveis e objetos decorativos de cores fortes aliados a uma base neutra eliminam a 'cara de provisório' do imóvel alugado”, explica Moura.

Mobiliário adaptável

Com a ideia de levar à casa definitiva os elementos usados na repaginação desse apartamento, a opção por investir em peças de design atemporal e móveis modulares - que se encaixassem a uma futura ambientação - foi feita.

No living, a mesa de jantar Tulipa (também conhecida como Saarinen, desenhada na década de 1950 pelo arquiteto finlandês Eero Saarinen) foi combinada a quatro cadeiras brancas Reflexus (2010), do designer Eduardo Baroni, e duas cadeiras pretas One (Magis, 2004), assinadas pelo alemão Konstantin Grcic. A fruteira Blow Up (2003), em versão bambu, desenhada pelos irmãos Campana para a italiana Alessi, finaliza a composição contemporânea. E, assim como no estar, as telas coloridas nas paredes proporcionam um ar leve e moderno ao espaço.

Ainda na área social, a grande estante dividida em nichos, na cor branca, se estende do chão ao teto e acomoda os muitos livros dos moradores. O móvel por ser de encaixe, em módulos, é adaptável a qualquer lugar e pode ser desmembrado ou receber novos componentes.

Na cozinha, para não precisar substituir o azulejo original, a decoração se moldou à característica do revestimento “antiguinho”: cadeiras, mesa e outros itens de estilo retrô dão charme ao ambiente. Por fim, no quarto do casal, o papel de parede que reveste o painel da TV, em padrão geométrico - e um tanto óptico -, foi a saída para redecorar sem sujeira.

Ficha técnica

Apartamento Leblon, Rio de Janeiro (RJ)

Projeto de Roberta Moura, Paula Faria e Luciana Mambrini

Detalhes do projeto
  • Área Construída 220 m²
  • Início do Projeto Fevereiro de 2013
  • Conclusão da Obra Maio de 2013
  • Projeto Roberta Moura, Paula Faria e Luciana Mambrini
  • Equipe Roberta Moura, Paula Faria e Luciana Mambrini
  • Projeto de Decoração Roberta Moura, Paula Faria e Luciana Mambrini
  • Projeto Luminotécnico Roberta Moura, Paula Faria e Luciana Mambrini
do UOL
Revista Ana Maria
Band Terra Viva
Projetos
Projetos
TV CARAS
do UOL
Bbel
TV Jornal
TV Jornal
Band Terra Viva
Band SP Interior
Band Terra Viva
AFP
do UOL
Casa e Decoração
do UOL
Projetos
Casa e Decoração
Vírgula - Comportamento
Harper's Bazaar
Vírgula - Comportamento
Itmãe
Folha de S. Paulo
Folha de S. Paulo
It Mãe
Revista Ana Maria
TV Jornal
do UOL
do UOL
Revista Arquitetura & Construção
Vírgula - Comportamento
Casa e Decoração
TV Jornal
Revista Caras
Casa e Decoração
Vírgula - Comportamento
Folha de S. Paulo
Folha de S. Paulo
Projetos
Vírgula - Comportamento
Vírgula Comportamento
Casa e Decoração
Folha de S.Paulo
Harper's Bazaar
Projetos
Vírgula Comportamento
Revista Minha Casa
Topo