Luxo

Sofisticado, apartamento com 450 m² combina madeira e obras de arte

Juliana Nakamura

Colaboração para o UOL

Ambientes acolhedores com cantinhos especiais para cada um dos membros da família cercados por uma atmosfera contemporânea e elegante. Essa foi a solicitação que os proprietários desse apartamento fizeram à arquiteta Consuelo Jorge quando ela assumiu o projeto de reforma do imóvel de medidas generosas na Vila Nova Conceição, bairro nobre de São Paulo.

Para atendê-los, Consuelo desenvolveu espaços bastante personalizados. Para as filhas dos proprietários recém-saídas da adolescência foram criadas suítes confortáveis e um quarto de vestir compartilhado. Para o casal apreciador de bons vinhos, o projeto também previu uma adega, com espaço de descompressão para relaxar após um dia de trabalho. Para agradar o marido, que tem uma forte veia gourmet, o projeto contemplou uma cozinha bem equipada e decorada com pinceladas de um laranja vibrante. Para atender a esposa, armários e muitos armários para guardar roupas, louças e objetos diversos.

Como a família gosta muito de receber, foram criados ambientes sociais amplos, integrados e acolhedores, com estofados macios ao toque e muita madeira. O material foi amplamente utilizado em lâminas para equilibrar a frieza do piso de porcelanato com padrão de mármore carrara. A madeira foi introduzida nas paredes em duas tonalidades diferentes: uma mais escura e acinzentada no hall de entrada e no living, e outra mais clara, envolvendo a adega. Na parte íntima do apartamento, a madeira também marca presença no piso que recebeu taco palito em madeira cumaru.

Arte e luz

Para preencher e acentuar o caráter contemporâneo dos espaços, obras de arte cuidadosamente selecionadas foram distribuídas por todo o apartamento. Destacam-se, entre elas, a aquarela do chileno Rodrigo Zamora presente na sala de jantar e também no lavabo, bem como a tela de 1,60 x 1,30 m do mineiro Bruno Rios, que decora o living.

De acordo com a arquiteta Consuelo Jorge, a luz cenográfica é um dos pontos fortes desse projeto, que contou com delicados rasgos no forro para jogar luz sobre os painéis de madeira. A luminotécnica permitiu, ainda, criar múltiplas cenas de acordo com o humor e o desejo dos usuários graças à implantação de um sistema automatizado e com diferentes intensidades de luz.

O lavabo tem um conceito diferente do restante do apartamento. Em vez dos tons neutros e suaves, optou-se por um visual mais impactante com revestimento que reproduz padrão de aço patinável nas paredes e no piso. O ambiente possui, ainda, um toque extra de dramaticidade graças ao filete de luz que rasga o piso, a parede e o teto e que foi construído com um perfil de led.

Ficha técnica

Apartamento na Vila Nova Conceição, São Paulo (SP)

Projeto de Consuelo Jorge Arquitetos

Detalhes do projeto
  • Área Construída 450 m²
  • Início do Projeto 10/2014
  • Conclusão da Obra 11/2015
  • Projeto Consuelo Jorge Arquitetos
UOL Economia
do UOL
UOL Economia - Álbuns
Companhia de Viagem
do UOL
do UOL
do UOL
UOL Economia
BBC
Bloomberg
UOL Economia
UOL Notícias
do UOL
Redação
do UOL
Projetos
Projetos
Projetos
do UOL
Projetos
UOL Viagem - Álbuns
Projetos
Projetos
do UOL
Projetos
UOL Viagem - Álbuns
Projetos
RedeTV! Entretenimento
Projetos
Projetos
do UOL
RedeTV! Entretenimento
UOL Economia - Álbuns
Projetos
RedeTV! Entretenimento
do UOL
Projetos
Projetos
Projetos
Projetos
UOL Mulher - Moda
do UOL
UOL Mulher - Moda
Da Redação
Bloomberg
Projetos
Topo