Estilo de vida

Casa circular no cerrado se adapta à topografia e aproveita a paisagem

Giovanny Gerolla

Do UOL, em São Paulo

A casa RP faz parte da fase mais recente da obra do arquiteto João Filgueiras Lima, o Lelé. O projeto é exemplo de uma metodologia bem estabelecida para a aplicação do aço como elemento estrutural e plástico, combinado a outras tecnologias de forma a “industrializar” o canteiro de obra.

A residência localiza-se no chamado Altiplano Leste, distante 20 Km da Praça dos Três Poderes, em Brasília (DF), entre o requintado bairro do Lago Sul e Paranoá (cidade-satélite). A topografia bastante acidentada oferece vistas para vales, grotas e ribanceiras do cerrado central.

Na entrada principal do terreno com mais de 18 mil m², uma marquise vermelha e ondulada em balanço contrasta com o branco dominante da primeira cota do conjunto. Ela dá abrigo aos visitantes recém-chegados e leva à residência do caseiro.

De lá até a casa principal, o caminho permite a observação da inclinação do terreno. A construção está “encaixada” nos vários desníveis, moldados por muros de arrimo de pedras, que definem os acessos: da garagem para os interiores e destes para a varanda e a piscina.

Flor do cerrado

A garagem conta com uma cobertura metálica em forma de cogumelo: é um  imenso guarda-chuva, surpreendente na leveza e cuja forma arrojada destoa da geografia acidentada e rústica. Junto a ela, uma escada de metal amarelo é cria o eixo de circulação até o volume que se destaca sobre o declive recortado.

Já do lado de dentro, a escada se transforma em “ponte”, ao se debruçar sobre um jardim aquático, no que pode ser chamado de hall de recepção: um espelho d’água com contorno definido pelo arrimo de pedra (ele é parte da arquitetura de interiores), que se opõe à fachada interior envidraçada (portas de correr sobre grande trilho semicircular) e de onde se avista a cozinha, o estar, o jantar e a biblioteca.

A água é um elemento importante na casa não só como fator estético, mas por gerar um microclima úmido em meio a um domínio morfoclimático seco.

Lelé, um manifesto

A circulação da casa é “circular” e parte da sala de estar que funciona como recepção e eixo central, distribuindo fluxos que nela se entrecruzam, para os dormitórios e o ateliê, a cozinha e as dependências de serviços e a área externa de lazer.

Lelé morreu em 2014, foi arquiteto, mas se dedicou também aos projetos de instalações e ao cálculo de estruturas. Sua preocupação com questões construtivas como a execução, a racionalização do cronograma e os custos de cada obra, o levou a idealizar esta casa semicírculo, segundo aponta  Adalberto Vilela, pesquisador do Departamento de História e Teoria da Arquitetura do Instituto Federal de Tecnologia de Zurique, na Suiça, e mestre especialista na obra residencial de Lelé, pela Universidade de Brasília (UnB).

“[Esta casa foi] desenvolvida sobre dois eixos de composição: um radial, que atravessa a casa transversalmente, e outro arqueado, longitudinal e concêntrico”, explica o pesquisador. Vilela ainda afirma que, o mais fundamental na casa RP é sua implantação. Dentre todas as residências projetadas por Lelé, esta é a que melhor mantém uma relação com o solo e a paisagem circundante. “O cerrado ali não é apenas cenário de contemplação, ele foi entendido e usado como elemento para a tomada de decisões”, conclui.

Segundo o próprio Lelé, para quem a concepção do espaço sempre foi uma interlocução com a natureza, a casa projetada em meados de 2000 é “uma interlocução visual”. 

Ficha técnica

Casa RP, Paranoá - Brasília, Distrito Federal

Projeto de João Filqueiras Lima, o Lelé

Detalhes do projeto
  • Área do Terreno 18.475 m²
  • Área Construída 1.880 m²
  • Início do Projeto 2007
  • Conclusão da Obra 2008
  • Projeto João Filgueiras Lima (Lelé)
  • Projeto de Arquitetura João Filgueiras Lima (Lelé)
  • Projeto de Instalações Elétricas João Filgueiras Lima (Lelé)
  • Cálculo Estrutural João Filgueiras Lima (Lelé)
do UOL
do UOL
Redação
Redação
AFP
UOL Mulher - Moda
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
UOL Mulher - Moda
do UOL
do UOL
do UOL
BBC
Redação
Redação
Moda
Redação
Redação
do UOL
do UOL
do UOL
Redação
do UOL
do UOL
Redação
Redação
do UOL
UOL Estilo
Estilo
Redação
Redação
do UOL
Redação
Redação
Redação
Redação
Redação
do UOL
Redação
Moda
do UOL
do UOL
Topo