Luxo

Casa com 1.100 m² tem salão de festas e piscina para curtir os verões

Juliana Nakamura

Colaboração para o UOL

14/12/2016 17h53

Implantada em Jurerê Internacional, uma das praias mais badaladas da capital catarinense, essa casa foi criada para oferecer relaxamento e diversão para um casal de investidores do ramo imobiliário e seus três filhos jovens. Quando convocaram Luiz Maganhoto e Daniel Casagrande para projetar o local, os proprietários tinham, na lista de desejos, a integração das áreas sociais, o melhor aproveitamento da vista da praia, além do equilíbrio entre aconchego e conforto.

Para atendê-los, os arquitetos desenharam uma residência com luz natural, muitas varandas e espaços amplos e contínuos. O ponto de partida para a definição do "layout" foi a busca pela melhor circulação possível, partindo das áreas externas para o interior da casa.

Espaço de sobra

Os ambientes se distribuem por três pavimentos. No térreo, ficam as áreas de uso coletivo, integradas à piscina e às varandas. No primeiro piso estão as suítes e no andar superior, com ampla vista para a praia, há um salão para entretenimento, com mesas de jogos e infraestrutura para festas.

Construída em 18 meses, a casa de veraneio com 1.100 m² tem linhas contemporâneas e é grandiosa. O hall de entrada funciona como um grande lounge de distribuição para os demais ambientes. Nele destacam-se a porta pivotante com almofadas de aço inox, e o lustre de cristal italiano com 1,5 m de diâmetro. O pé-direito de 7,5 m também chama a atenção e reforça a monumentalidade da construção.

Decoração atemporal

Nos interiores, a intenção foi criar ambientes confortáveis com estilo atemporal. O mobiliário é pontuado por clássicos do design, como as cadeiras Egg, de Arne Jacobsen, e a poltrona de Charles e Ray Eames na sala de TV. Em parte dos cômodos a paleta de cores escolhida tirou proveito do contraste entre branco e preto. Em outros espaços, o cinza e o fendi são explorados sobre a base clara.

Do lado de fora, a ampla piscina é ladeada pelo jardim. O paisagismo foi trabalhado para envolver a casa de verde, sem atrapalhar o aproveitamento da vista: há desde pequenos buxinhos a palmeiras gigantes, posicionadas de forma estratégica para proporcionar privacidade aos moradores.

Ficha técnica

Residência Jurerê Internacional, Florianópolis (SC)

Projeto de Maganhoto e Casagrande Arquitetos

Detalhes do projeto
  • Área do Terreno 2.000 m²
  • Área Construída 1.100 m²
  • Início do Projeto 2008
  • Conclusão da Obra 2014
  • Projeto Maganhoto e Casagrande
Estadão Conteúdo
Bloomberg
BBC
BBC
do UOL
Empreendedorismo - do UOL
UOL Economia
do UOL
UOL Economia - Álbuns
Companhia de Viagem
do UOL
do UOL
do UOL
UOL Economia
BBC
Bloomberg
UOL Economia
UOL Notícias
do UOL
Redação
do UOL
Projetos
Projetos
Projetos
Projetos
do UOL
Projetos
UOL Viagem - Álbuns
Projetos
Projetos
do UOL
Projetos
UOL Viagem - Álbuns
Projetos
RedeTV! Entretenimento
Projetos
do UOL
RedeTV! Entretenimento
UOL Economia - Álbuns
Projetos
RedeTV! Entretenimento
do UOL
Projetos
Projetos
Projetos
Projetos
UOL Mulher - Moda
Topo