Casa e decoração

Casa com "selo verde" gera economia de água, luz e até manutenção

Giovanny Gerolla

Colaboração para o UOL, em São Paulo

12/03/2016 09h01

A casa Campinas, com 450 m² e arquitetura de Teresa d’Ávila em parceria com a LCP Engenharia & Construções - empresa especializada em procedimentos ambientais sustentáveis –, é a primeira no Brasil a receber o certificado LEED for Homes (Leadership in Energy and Environmental Design), no nível Prata, pela USGBC (Green Building Council dos Estados Unidos). O selo, reconhecido em 154 países, atende a padrões internacionais de qualidade para construção sustentável.

Segundo a arquiteta Agatha Carvalho, da GBC, a procura pela certificação de residências unifamiliares no país aumentou, mas nem todas se propõem a seguir os quesitos internacionais. “A certificação referencial GBC Brasil Casa, mais condizente com a realidade nacional, conta com 27 projetos registrados em oito estados”.

O que faz uma casa "verde"?

Lourdes Printes, diretora técnica da  LCP, esclarece que para que a casa Campinas pudesse receber o LEED for Homes, foi preciso investir no tratamento de águas cinzas (proveniente de banhos e do descarte da máquina de lavar, entre outros) e no recolhimento e purificação de águas pluviais, para reuso no abastecimento da irrigação de vasos e jardins e no acionamento de válvulas de descarga, além de incorporar painéis fotovoltaicos para produção de eletricidade e usar sistema construtivo autoportante em argamassa armada com miolo de Isopor® (Ecogrid), por exemplo.

O processo de execução da obra devia, também, minimizar os resíduos e gerenciar o descarte correto. Mas nem só de pedra e argamassa é gerada uma morada sustentável: a regularidade das relações trabalhistas é fundamental. A engenheira conta que assim como a maioria das pessoas, o cliente não conhecia o LEED for Homes. “Ele queria as ferramentas sustentáveis como reuso de água e autoprodução de energia”.

A arquiteta Teresa d’Ávila afirma que, desde o projeto, a residência foi pensada para ser “ecofriendly”: a implantação impôs uma construção em Y para que o terreno fosse aproveitado de forma objetiva e a movimentação de terra, evitada. Todos os espaços foram concebidos com vãos que privilegiam a ventilação cruzada e a luz natural e a iluminação artificial, quando necessária, se faz por lâmpadas LED.

Há benefícios além dos ambientais?

Informações levantadas com a GBC apontam que a certificação da casa Campinas custou 1% do valor total da obra e que as tecnologia sustentáveis, sozinhas, representaram 4,4 % do montante investido. Os 5,4% a mais nos custos são compensados pelas reduções de 20% nos gastos com fundação (o sistema Ecogrid é mais leve), a economia de sete meses no tempo total de execução e de 80% no valor médio gasto com caçambas (em obras convencionais), bem como a queda em 30% na demanda de manutenção da residência. Entram ainda na conta o consumo de água potável, 67% menor, e de energia elétrica, 65% mais amigável, enquanto o imóvel teve valorização de 30%.

Todavia, no país o incentivo oficial é pequeno: algumas cidades dão 50% ou 60% de desconto no IPTU. São exemplos de outras certificações sustentáveis no Brasil: Aqua, Breeam, Procel e Casa Azul Caixa.

Ficha técnica

Casa Campinas, Campinas (SP)

Projeto de Teresa d'Ávila e LCP - Engenharia & Construções

Detalhes do projeto
  • Área do Terreno 594 m²
  • Área Construída 450 m²
  • Início do Projeto 2014
  • Conclusão da Obra Outubro de 2015
  • Projeto Teresa d'Ávila
  • Equipe LP Engenharia e Projetos (consultoria em sustentabilidade)
  • Colaboradores Cristina Hana Shoji (revisão de atividades e procedimentos); Magrann Associates (auditoria); Leadership in Energy and Environmental Design LEED for Homes, nível Prata - USGBC (United States Green Building Council) - certificação
  • Projeto de Arquitetura Teresa d'Ávila
  • Projeto de Paisagismo Studio Atrio + projeto de ecossaneamento e irrigação: Izabel Figueiredo e José Américo Turri
  • Construção LCP Engenharia & Construções
  • Projeto de Instalações Elétricas Greenwatt
do UOL
do UOL
Blog Casa de Viver
Blog Casa de Viver
do UOL
Blog Casa de Viver
do UOL
Blog Casa de Viver
Folha de S.Paulo
Folha de S.Paulo
do UOL
Blog Casa de Viver
do UOL
do UOL
Blog Casa de Viver
do UOL
UOL Estilo
do UOL
Blog Casa de Viver
do UOL
do UOL
Blog Casa de Viver
do UOL
UOL Estilo
do UOL
Blog Casa de Viver
BBC
UOL Estilo
UOL Estilo
do UOL
Blog Casa de Viver
do UOL
Blog Casa de Viver
do UOL
do UOL
Blog Casa de Viver
do UOL
do UOL
Blog Casa de Viver
do UOL
BBC
do UOL
Casa e Decoração
Blog Casa de Viver
do UOL
do UOL
do UOL
Topo