Luxo

Casa de campo esbanja conforto e clima de paz em meio ao verde

Juliana Nakamura

Colaboração para o UOL

18/11/2016 07h02

Cercada pela mata nativa, junto a um centro hípico e a um campo de golfe, essa casa em Monte Mor, interior de São Paulo, é o refúgio no campo de uma família composta por um jovem casal e seus três filhos. Em sintonia com o entorno, o projeto do arquiteto Dado Castello Branco tem um clima sereno e acolhedor, com ambientes integrados aos jardins por meio de amplas aberturas. As venezianas de madeira, a fachada com textura arenosa em tom mostarda e a cobertura de telhas coloniais garantem o ar rústico e elegante da construção.

Nos interiores, a atmosfera provençal e delicada se espalha pela mescla de madeira e elementos contemporâneos ou garimpados em antiquários. Dado conta que os moradores viveram em Nova York e trouxeram de lá algumas peças que preenchem, agora, sua residência de fim de semana. Os itens - mesas de madeira maciça, poltronas de couro e objetos decorativos - dão sentido e preenchem com histórias o local.

Ampla e luminosa

Com 650 m² e um terreno de 1.300 m², a construção é farta em luz e ventilação naturais. O projeto também é generoso ao conectar os interiores com o paisagismo criado por Rodrigo Oliveira. Das salas aos quartos houve a preocupação de garantir, aos usuários, a melhor vista possível para o horizonte.

No living e no jantar foram combinadas texturas, matizes neutros e peças de design atemporal, com destaque para a poltrona Louisiana, da italiana De Padova. Para a área íntima, o plano foi priorizar o conforto e o bem-estar: daí a opção por uma paleta que trouxesse ainda mais suavidade aos espaços, com tons pastel.

Lazer para todos

Cuidadosamente projetada para agradar das crianças às visitas, a área de lazer conta com terraço gourmet com aura de casa de fazenda e paredes revestidas de pedra madeira. Na decoração, todos os holofotes se viram para a mesa de tronco de noz, capaz de acomodar até 12 pessoas.

Com uma ambientação intimista, a sala de jogos se diferencia dos demais cômodos pelas pitadas escuras. O azul - presente nas cortinas, no tapete e no estofado das cadeiras - empresta uma característica mais masculina ao salão. Do lado externo, uma série de detalhes foram inseridos para o conforto dos moradores, como a cabana, montada no gramado, para a diversão da molecada.

Ficha técnica

Residência Larissa, Monte Mor (SP)

Projeto de Dado Castello Branco

Detalhes do projeto
  • Área do Terreno 1.300 m²
  • Área Construída 650 m²
  • Início do Projeto 2013
  • Conclusão da Obra 2014
  • Projeto Dado Castello Branco
  • Projeto de Arquitetura Dado Castello Branco
  • Projeto de Decoração Dado Castello Branco
  • Projeto de Paisagismo Rodrigo Oliveira
Bloomberg
AFP
Bloomberg
AFP
Bloomberg
do UOL
Bloomberg
BBC
UOL Notícias - Cotidiano
BBC
do UOL
BBC
do UOL
UOL Economia - Álbuns
UOL Economia - Álbuns
Estadão Conteúdo
Bloomberg
BBC
BBC
do UOL
Empreendedorismo - do UOL
UOL Economia
do UOL
UOL Economia - Álbuns
Companhia de Viagem
do UOL
do UOL
UOL Economia - Álbuns
do UOL
UOL Economia
BBC
Bloomberg
UOL Economia
UOL Notícias
do UOL
Redação
do UOL
Projetos
Projetos
Projetos
Projetos
do UOL
Projetos
UOL Viagem - Álbuns
Projetos
Projetos
do UOL
Topo