Luxo

Casa de campo esbanja conforto e clima de paz em meio ao verde

Juliana Nakamura

Colaboração para o UOL

Cercada pela mata nativa, junto a um centro hípico e a um campo de golfe, essa casa em Monte Mor, interior de São Paulo, é o refúgio no campo de uma família composta por um jovem casal e seus três filhos. Em sintonia com o entorno, o projeto do arquiteto Dado Castello Branco tem um clima sereno e acolhedor, com ambientes integrados aos jardins por meio de amplas aberturas. As venezianas de madeira, a fachada com textura arenosa em tom mostarda e a cobertura de telhas coloniais garantem o ar rústico e elegante da construção.

Nos interiores, a atmosfera provençal e delicada se espalha pela mescla de madeira e elementos contemporâneos ou garimpados em antiquários. Dado conta que os moradores viveram em Nova York e trouxeram de lá algumas peças que preenchem, agora, sua residência de fim de semana. Os itens - mesas de madeira maciça, poltronas de couro e objetos decorativos - dão sentido e preenchem com histórias o local.

Ampla e luminosa

Com 650 m² e um terreno de 1.300 m², a construção é farta em luz e ventilação naturais. O projeto também é generoso ao conectar os interiores com o paisagismo criado por Rodrigo Oliveira. Das salas aos quartos houve a preocupação de garantir, aos usuários, a melhor vista possível para o horizonte.

No living e no jantar foram combinadas texturas, matizes neutros e peças de design atemporal, com destaque para a poltrona Louisiana, da italiana De Padova. Para a área íntima, o plano foi priorizar o conforto e o bem-estar: daí a opção por uma paleta que trouxesse ainda mais suavidade aos espaços, com tons pastel.

Lazer para todos

Cuidadosamente projetada para agradar das crianças às visitas, a área de lazer conta com terraço gourmet com aura de casa de fazenda e paredes revestidas de pedra madeira. Na decoração, todos os holofotes se viram para a mesa de tronco de noz, capaz de acomodar até 12 pessoas.

Com uma ambientação intimista, a sala de jogos se diferencia dos demais cômodos pelas pitadas escuras. O azul - presente nas cortinas, no tapete e no estofado das cadeiras - empresta uma característica mais masculina ao salão. Do lado externo, uma série de detalhes foram inseridos para o conforto dos moradores, como a cabana, montada no gramado, para a diversão da molecada.

Ficha técnica

Residência Larissa, Monte Mor (SP)

Projeto de Dado Castello Branco

Detalhes do projeto
  • Área do Terreno 1.300 m²
  • Área Construída 650 m²
  • Início do Projeto 2013
  • Conclusão da Obra 2014
  • Projeto Dado Castello Branco
  • Projeto de Arquitetura Dado Castello Branco
  • Projeto de Decoração Dado Castello Branco
  • Projeto de Paisagismo Rodrigo Oliveira
UOL Economia
do UOL
UOL Economia - Álbuns
Companhia de Viagem
do UOL
do UOL
do UOL
UOL Economia
BBC
Bloomberg
UOL Economia
UOL Notícias
do UOL
Redação
do UOL
Projetos
Projetos
Projetos
Projetos
do UOL
Projetos
UOL Viagem - Álbuns
Projetos
Projetos
do UOL
Projetos
UOL Viagem - Álbuns
Projetos
RedeTV! Entretenimento
Projetos
Projetos
do UOL
RedeTV! Entretenimento
UOL Economia - Álbuns
Projetos
RedeTV! Entretenimento
do UOL
Projetos
Projetos
Projetos
Projetos
UOL Mulher - Moda
do UOL
UOL Mulher - Moda
Da Redação
Bloomberg
Topo