Casa e decoração

Em SP, reforma de apê dos anos 70 só deixou paredes, vigas e pilares em pé

Simone Sayegh

Colaboração para o UOL, de São Paulo

27/01/2016 07h03

O arquiteto Renato Dalla Marta, do escritório de arquitetura AUM comprou um imóvel na zona sul de São Paulo e queria reforma-lo. Além dos acabamentos, hidráulica e elétrica precisavam ser inteiramente trocadas e os ambientes readaptados a um casal com dois filhos pequenos. Assim, pode-se dizer que o único sistema que permaneceu intacto do apê com 160 m² foi a estrutura.

Robustos e aparentemente superdimensionados, vigas e pilares de concreto armado foram deixados aparentes. O novo desenho da residência seguiu a divisão original dos ambientes, com pequenos avanços e recuos de áreas, o que resultou em dois dormitórios para os filhos pequenos, um banheiro comum, uma suíte de casal com closet, estar e jantar integrados, lavabo e cozinha com área de serviço.

Acabamentos

Logo na entrada, o novo piso de cumaru, assentado no padrão escama de peixe, segue desde a porta do elevador até os espaços de uso comum. A integração entre externo e interno, porém, não é total: os limites são marcados pela divisória de vidro translúcido verde e pela porta de entrada, revestida com laminado melamínico grafite.

Aliás, essa é a cor que rege os tons de grande parte dos acabamentos, em composição com o branco. O grafite está nas paredes de cimento queimado, nas pastilhas hexagonais do piso dos banheiros, nos armários da cozinha e dos dormitórios dos filhos, no lavabo e no mobiliário desenhado pelo escritório. Tal decisão entrou em sintonia com o concreto, mantido aparente em todos os ambientes.

Uma vez dentro do apartamento, a grande sala revela ambientes distintos apenas pela presença dos móveis com traços “vintage”. De um lado, o estar com rack e mesa de centro, desenhados pelos arquitetos do escritório AUM. Do outro, uma grande estante revestida de laminado abraça as divisórias que delimitam um dos dormitórios e a sala de jantar.

O recuo onde a estante é encaixada possibilitou a criação de mais um armário de uso íntimo, voltado para o corredor de acesso aos quartos. Ainda na ala de uso social, um ponto de cor é realçado em meio à sobriedade cinzenta: o amarelo da cuba de quartzo do lavabo, que confere um toque contemporâneo ao estilo sessentista.

O amarelo reaparece na mesa e no nicho para eletrodomésticos da cozinha, onde o cinza impera no piso, paredes e armários revestidos com laminado melamínico. As áreas molhadas seguem a mesma lógica do projeto, com paredes revestidas com cimento queimado. Nos dois banheiros, porém, a presença da madeira (freijó) nos gabinetes, que aquece os ambientes.

Íntimos e iluminados

Os dormitórios dos filhos pequenos se assemelham nos móveis, disposições e acabamentos escolhidos. Ambos dispõem de berços, cômodas e poltronas. Nas paredes as pinturas são tênues e alguns nichos circulares servem para expor objetos.

A suíte do casal foi redimensionada para abrigar um closet aberto, com armários em MDF. A viga inclinada destaca-se em meio às prateleiras e, na área de dormir, o mobiliário é enxuto, assim como o conceito do espaço. Cama com cabeceira branca, pintura cinza na parede e criados-mudos desenhados pelo escritório.

O projeto luminotécnico é certeiro e eficiente. A escolha recaiu sobre iluminação indireta em grande parte dos cômodos. Uma grande luminária pendente tipo fita, presa direto na laje da área social cobre todo o estar e a entrada do apartamento. Os dormitórios dispõem de pendentes indiretos centrais “dimmerizáveis” e arandelas de parede, enquanto corredores e banheiros ganharam iluminação embutida. 

Ficha técnica

Apê Paraíso, São Paulo (SP)

Projeto de AUM Arquitetos

Detalhes do projeto
  • Área Construída 160 m²
  • Projeto AUM Arquitetos
  • Equipe André Dias Dantas, Bruno Vitorino e Renato Dalla Marta
  • Colaboradores Maíra Baltrusch, Aline Pinheiro, Victor Vernaglia, Ana Claudia Schad, Fabiana Kalaigian e Rafhael Rosa Silva
  • Projeto de Arquitetura AUM Arquitetos
  • Projeto de Decoração AUM Arquitetos
  • Construção Construleste
  • Gerenciamento da Obra AUM Arquitetos
  • Projeto de Instalações Elétricas Ronaldo Viveres
  • Projeto Luminotécnico AUM Arquitetos
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Blog Casa de Viver
Casa e Decoração
do UOL
Casa e Decoração
do UOL
BBC
do UOL
Blog Casa de Viver
do UOL
do UOL
Blog Casa de Viver
Blog Casa de Viver
do UOL
Blog Casa de Viver
do UOL
Blog Casa de Viver
Folha de S.Paulo
Folha de S.Paulo
do UOL
Blog Casa de Viver
do UOL
do UOL
Blog Casa de Viver
do UOL
UOL Estilo
do UOL
Blog Casa de Viver
do UOL
do UOL
Blog Casa de Viver
do UOL
UOL Estilo
do UOL
Blog Casa de Viver
BBC
UOL Estilo
UOL Estilo
do UOL
Blog Casa de Viver
do UOL
Blog Casa de Viver
do UOL
Topo