Luxo

Meio casa, meio estúdio: projeto mostra que luxo mesmo é ter espaço

Giovanny Gerolla

Colaboração para o UOL

Um lugar para morar e trabalhar: este foi o desafio dos integrantes do escritório Terra e Tuma Arquitetos Associados ao criar o projeto da Casa + Estúdio, em São Paulo (SP). Sem grande investimento em luminárias caras, objetos de arte e acabamentos de luxo para pisos e paredes, a parte principal do orçamento foi direcionada para elementos estruturais metálicos, uma cobertura que faz o isolamento térmico dos ambientes internos e esquadrias de alumínio desenhadas e fabricadas com exclusividade para o imóvel.

"Esta é uma solução cada vez mais comum [a de unir em um só lugar trabalho e moradia], principalmente nas grandes cidades, onde o valor da terra e do tempo (para quê ficar parado no trânsito?) são decisivos", comenta o arquiteto Pedro Tuma. A preciosidade da obra está exatamente nos sistemas construtivos que permitiram unir as duas funções em um novo significado espacial de produção, permanência e desfrute.

Vida e trabalho

Não dá para saber onde uma coisa começa e a outra termina, embora os espaços estejam funcionalmente bem definidos. Na frente está a residência, reduzida em seu tamanho, mas elegante na apresentação do necessário. Nos fundos do terreno comprido e inclinado, um nível abaixo, fica o enorme estúdio de fotografia - é o "quintal". Quem está no salão, sabe que está no trabalho, porém não esquece que está em casa. E vice-versa.

Mas por que fazer uma moradia com 55 m², em um lote de 400 m²? Ora, porque morar não é a única forma de ocupar espaços. Imagine que o galpão serve tanto para trabalhar, como para dar festas. É aí que começa a diversão. A arquitetura de paredes (laterais e estruturais) que se autossustentam feitas de blocos de concreto se alinha aos fechamentos envidraçados e traz uma unidade harmoniosa à construção. E nem é preciso passar pela morada para chegar ao estúdio: sua autonomia fica resguardada por um sistema paralelo de rampas e acessos.

Acessibilidade

O desnível dos platôs pôde ser preparado de tal forma que a área de trabalho assumiu pé-direito duplo. Seu forro segue a uma altura próxima daquela do bloco residencial, que tem dormitório, cozinha, estar, banheiro e um pequeno escritório/jantar. O conjunto é chique por ser básico e descolado e não deixa de ser genial pela proposta modular, de construção rápida e em sistemas que se sobrepõem sem interferir um no outro. Não à toa, a Casa + Estúdio recebeu menção honrosa no 8º Prêmio Asbea (2014), da Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura.

Ficha técnica

Casa + Estúdio, São Paulo (SP)

Projeto de Terra e Tuma Arquitetos Associados

Detalhes do projeto
  • Área do Terreno 400 m²
  • Área Construída 300 m² (55 m² de área residencial e 245 m² de área de estúdio)
  • Início do Projeto 2012
  • Conclusão da Obra 2014
  • Projeto Terra e Tuma Arquitetos Associados
  • Equipe Danilo Terra, Pedro Tuma e Fernanda Sakano
  • Colaboradores Benoit Lanon, Bruna Hashimoto, Denis Ferri, Giulia Sofia Galante, Jéssica Zanini, Jhonny Rezende
  • Projeto de Arquitetura Danilo Terra, Pedro Tuma e Fernanda Sakano
  • Construção Pires de Andrade
UOL Economia
do UOL
UOL Economia - Álbuns
Companhia de Viagem
do UOL
do UOL
do UOL
UOL Economia
BBC
Bloomberg
UOL Economia
UOL Notícias
do UOL
Redação
do UOL
Projetos
Projetos
Projetos
Projetos
do UOL
Projetos
UOL Viagem - Álbuns
Projetos
Projetos
do UOL
Projetos
UOL Viagem - Álbuns
Projetos
RedeTV! Entretenimento
Projetos
Projetos
do UOL
RedeTV! Entretenimento
UOL Economia - Álbuns
Projetos
RedeTV! Entretenimento
do UOL
Projetos
Projetos
Projetos
UOL Mulher - Moda
do UOL
UOL Mulher - Moda
Da Redação
Bloomberg
Projetos
Topo