Casa e decoração

Mix de casa e galeria, tríplex em Tóquio é inspirado em gravuras

Giovanny Gerolla

Do UOL, em São Paulo

15/06/2014 08h30

A Casa TN, em Tóquio, foi pensada para acomodar uma mãe, que tem por "hobby" desenhar gravuras em preto e branco. Com ela, morariam seu filho e a esposa – casal que, além de dividir um espaço de convivência com a senhora, precisava ter privacidade.

Então, o desafio do arquiteto Tsuyoshi Ando era encaixar duas residências quase independentes em uma área de 80 m², sob um mesmo teto e num único volume construído. O jeito foi verticalizar, projetando um tríplex: no térreo, foi projetado o espaço privativo da matrona da família, com um corredor-galeria de entrada e um pátio para o uso comum; no primeiro andar, ficou a área social do casal, e no segundo piso, a suíte do casal.  

O conceito arquitetônico explorou de várias formas a dicotomia entre o preto e o branco das gravuras. Primeiro, Ando imaginou que a conexão entre os espaços privados da mãe e do filho se desse pelo corredor de entrada – verdadeira galeria de arte -, estreito e muito alto, com claraboia de cobertura e parede dedicada à exibição das ilustrações.

Casca dura, coração de manteiga

Se por sua fachada a Casa TN parece hostil - inclusive à entrada de luz natural -, em função das parcas e reduzidas janelas e pela aspereza do concreto; o interior reserva um aconchego inusitado e espaços luminosos. Na galeria, é pela fenda na cobertura que os desenhos são iluminados. São esses "drops" de arte que estabelecem o elo entre as duas gerações da família e entre os dois lares.

O preto no branco das imagens também está na pureza dos materiais empregados. Tudo é bastante cru e exposto ou mesmo natural. Na fachada, só há concreto aparente, que se repete nos interiores,  nas paredes estruturais modulares e executadas em fôrmas de madeira. Porém, os ambientes são "aquecidos" por detalhes em tábuas e "palitos" de eucalipto, madeira clara e aconchegante, que gera algum conforto visual a partir de pisos, portas e lances de escadas. 

Arquitetura japonesa

Do micro ao macro

A geometria muito exata, reta e explícita da arquitetura está reproduzida no design do guarda-corpo que acompanha as escadas para circulação vertical, principalmente entre o primeiro e o segundo pavimentos. Em chapas de aço, o equipamento ganha o brilho da pintura esmaltada branca, que contrasta com o concreto e com a madeira.

O P&B está ainda no jogo de imaginativo entre o fechado e o aberto; o claro e o escuro. Da rua, a Casa TN parece uma caixa hermética. De dentro, são tantos os vãos imensos e propícios à entrada de luz do sol, voltados ao pátio interno com jardim, que torna-se dispensável o uso de lâmpadas durante o dia e necessário o de persianas, para evitar ofuscamentos. 

De sua mesa de jantar no térreo, que também é espaço de criação, a mãe se concentra no trabalho com as gravuras. Para ela, a Casa TN é o lugar para morar e exibir sua arte, mas também a fonte de sua inspiração. 

Ficha técnica

Casa TN, Tóquio, Japão

Projeto de Tsuyoshi Ando

Detalhes do projeto
  • Área do Terreno 158 m²
  • Área Construída 187 m²
  • Conclusão da Obra 2013
  • Projeto Tsuyoshi Ando
  • Equipe Airscape architects studio
  • Projeto de Arquitetura Tsuyoshi Ando
  • Projeto Estrutural - Concreto T&A associate
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
BBC
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Folha de S.Paulo
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Topo